Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Udesc 2017) “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Estas três palavras, somadas à bandeira azul, branca e vermelha, tornaram-se símbolos das ideias defendidas e das reivindicações no movimento chamado Revolução Francesa. Com relação à Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra e)

A Revolução Francesa foi um movimento que envolveu diferentes grupos sociais, como a burguesia, o clero, a nobreza e o povo, que tinham interesses e demandas distintas. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, inspirada nos princípios iluministas, foi um dos documentos mais importantes produzidos pela Assembleia Nacional Constituinte, que representava os interesses da burguesia. No entanto, essa declaração não contemplava os direitos das mulheres, que também participaram ativamente da revolução, como na Marcha sobre Versalhes, em 1789.

Olympe de Gouges foi uma escritora e ativista francesa que defendia os direitos das mulheres e dos escravos. Em 1791, ela publicou a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, que reivindicava a igualdade entre os sexos e o reconhecimento das mulheres como sujeitos políticos. Ela também criticava a hipocrisia dos revolucionários que pregavam a liberdade, mas excluíam as mulheres e os escravos. Por suas ideias, ela foi considerada uma inimiga da revolução e guilhotinada em 1793.

As outras alternativas são incorretas pelas seguintes razões:

  • A alternativa a) é falsa porque a Revolução Francesa não foi uma revolução de esquerda, nem contou exclusivamente com a participação de classes populares. Além disso, seu modelo não foi reimplantado na Revolução Russa, que teve características e objetivos diferentes.
  • A alternativa b) é falsa porque a Revolução Francesa influenciou vários movimentos revolucionários e reivindicatórios fora do território europeu, como as independências das colônias americanas e as revoltas contra o domínio napoleônico.
  • A alternativa c) é falsa porque a Revolução Francesa não foi o primeiro movimento político que instaurou popularmente o governo de uma mulher. A figura de Marianne, que simboliza a República Francesa, foi criada posteriormente, no século XIX, e não representa uma governante real, mas uma alegoria da nação. O quadro de Delacroix, Liberdade guiando o povo, foi pintado em 1830, para comemorar a Revolução de Julho, que derrubou o rei Carlos X.
  • A alternativa d) é falsa porque a Revolução Francesa não exerceu influência sobre a Independência dos EUA, mas o contrário. A Independência dos EUA ocorreu em 1776, treze anos antes da Revolução Francesa, e foi inspirada pelos ideais iluministas de liberdade e democracia. A França apoiou os colonos americanos contra a Inglaterra, mas isso não significa que a Revolução Francesa tenha sido uma consequência da Independência dos EUA.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..