Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra d

O golpe do 18 Brumário, ocorrido em 9 de novembro de 1799, foi liderado por Napoleão Bonaparte, que contou com o apoio de dois dos cinco diretores que compunham o Diretório, o regime político que governava a França desde 1795. O Diretório era visto como corrupto, ineficaz e incapaz de lidar com os problemas internos e externos do país. O golpe pôs fim ao Diretório e instaurou o Consulado, uma forma de governo que concentrava o poder nas mãos de Napoleão, que se tornou o primeiro-cônsul da França.

As outras alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:

  • A República foi proclamada em 1792, após a prisão do rei Luís XVI, e não em 1789, quando ocorreu a queda da Bastilha.
  • A Comuna de Paris foi um movimento revolucionário que ocorreu em 1871, após a derrota da França na guerra franco-prussiana, e não em 1791, quando o rei tentou fugir do país.
  • O Grande Terror foi um período de intensa repressão e violência que ocorreu entre 1793 e 1794, sob o comando de Robespierre, que foi executado na guilhotina em julho de 1794. Napoleão só chegou ao poder em 1799, após o golpe do 18 Brumário.
  • A Monarquia Constitucional foi estabelecida em 1791, após a aprovação da primeira Constituição francesa, que limitava os poderes do rei e garantia os direitos dos cidadãos. No entanto, o rei não aceitou as mudanças e tentou restaurar o absolutismo, o que levou à sua deposição e posterior execução em 1793.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..