Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UNIRIO) –“Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo.” (Napoleão Bonaparte)

Sobre o Período Napoleônico (1799 – 1815), podemos afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A).

O Período Napoleônico foi uma fase da história francesa em que Napoleão Bonaparte assumiu o poder, primeiro como cônsul e depois como imperador, após o fim da Revolução Francesa. Napoleão consolidou a revolução burguesa na França, pois manteve e difundiu alguns dos princípios revolucionários, como o Código Civil, que garantia a igualdade jurídica, o direito de propriedade e a liberdade de trabalho. Napoleão também conteve os monarquistas, que queriam restaurar o Antigo Regime, e os jacobinos, que representavam a ala mais radical da Revolução, que defendia a democracia popular e a igualdade social. Napoleão buscou uma política de conciliação entre as classes sociais, agradando aos burgueses, aos camponeses e aos militares, que formavam a base de seu governo.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A alternativa B) é falsa, pois Napoleão não manteve as perseguições religiosas e o confisco das propriedades eclesiásticas, mas sim assinou a Concordata com o Papa, em 1801, que restabelecia o catolicismo como religião oficial da França, mas sem interferir na autonomia do Estado.
  • A alternativa C) é falsa, pois Napoleão não enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador, mas sim contou com o apoio deles, pois o Exército se beneficiava das conquistas militares de Napoleão e dos camponeses se beneficiavam da garantia da posse da terra.
  • A alternativa D) é falsa, pois Napoleão não favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, mas sim a combateu, pois a Inglaterra era sua principal rival na disputa pela hegemonia na Europa. Napoleão tentou isolar a Inglaterra com o Bloqueio Continental, que proibia o comércio entre os países europeus e a Inglaterra.
  • A alternativa E) é falsa, pois Napoleão não anulou diversas conquistas do período revolucionário, mas sim as preservou e as codificou, como a igualdade entre os indivíduos e o direito de propriedade, que eram interesses da burguesia.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..