Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UNITAU SP/2016) – Sobre a Revolução Francesa, é CORRETO afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E).

A Revolução Francesa foi um movimento que contestou o Antigo Regime, que se baseava na concessão de honras e privilégios em função do nascimento, na centralização do poder nas mãos do rei e na desigualdade social entre os três estados: clero, nobreza e terceiro estado. A crise que motivou a Revolução foi de ordem política, econômica, social e cultural, envolvendo questões como a má administração do Estado, a fome, a dívida pública, a influência do iluminismo e a insatisfação popular. A Revolução Francesa proclamou os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, mas não garantiu o poder efetivo do povo, pois houve momentos de radicalização, violência e instabilidade política, que culminaram na ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder. A Revolução Francesa também englobou o regicídio, ou seja, a execução do rei Luís XVI, mas não eliminou definitivamente a monarquia, pois houve períodos em que ela foi restabelecida, como a Restauração e a Monarquia de Julho. A Revolução Francesa elaborou várias constituições, mas a mais importante foi a de 1791, que estabeleceu o sufrágio censitário, ou seja, o direito de voto apenas para os homens que pagavam determinado valor de impostos, criando uma distinção entre os cidadãos ativos e passivos.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A alternativa A) é falsa, pois a Revolução Francesa não defendia a manutenção dos privilégios de nascimento, mas sim a sua abolição, ao afirmar que todos os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos.
  • A alternativa B) é falsa, pois a Revolução Francesa não foi motivada apenas por uma crise política, mas também por uma crise econômica, social e cultural, que afetava toda a sociedade francesa.
  • A alternativa C) é falsa, pois a Revolução Francesa não reconheceu ampla e efetivamente o poder do povo, mas sim o limitou e o reprimiu em vários momentos, como o Terror, o Diretório e o Império.
  • A alternativa D) é falsa, pois a Revolução Francesa não defendia o restabelecimento da monarquia, mas sim a sua extinção, ao proclamar a república e a soberania nacional.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..