Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(EPCAR) O que devidamente empregado só não seria regido de preposição na opção:

Continua após a publicidade..

Resposta:

Alternativa correta letra C) Rui é o orador _____ mais admiro.

O “que” pode ser usado como pronome relativo, que liga duas orações e substitui um termo da oração anterior. Nesse caso, o “que” pode ter função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal ou agente da passiva. Dependendo da função que ele exerce, ele pode vir ou não acompanhado de preposição.

Na opção A, o “que” é objeto indireto do verbo aspirar, que exige a preposição “a”. Portanto, o correto seria “O cargo a que aspiro depende de concurso”.

Na opção B, o “que” é complemento nominal do substantivo razão, que exige a preposição “por”. Portanto, o correto seria “Eis a razão por que não compareci”.

Na opção C, o “que” é objeto direto do verbo admirar, que não exige preposição. Portanto, está correta a forma “Rui é o orador que mais admiro”.

Na opção D, o “que” é objeto indireto do verbo referir-se, que exige a preposição “a”. Portanto, o correto seria “O jovem a que te referiste foi reprovado”.

Na opção E, o “que” é objeto direto do verbo necessitar, que não exige preposição. Portanto, está correta a forma “Ali está o abrigo que necessitamos”.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..