Continua após a publicidade..
A síndrome de Down é uma das muitas anomalias causadas por alterações no número cromossômico. Os cromossomos são corpúsculos intracelulares que dirigem o desenvolvimento do feto. No primeiro trimestre de vida, o rastreamento bioquímico pode ser feito por proteínas anormais no plasma materno ou por cariotipagem e é capaz de triar 68% das gestações com síndrome de Down. Assinale a afirmativa INCORRETA.
- A) Anomalias cromossômicas ocorrem quando uma criança recebeu um número de cromossomos menor ou maior que o normal tanto nos autossomos quanto nos heterossomos.
- B) A síndrome de Down ocorre quando um feto recebeu um cromossomo a mais no par 21, causando alteração do desenvolvimento e levando ao aparecimento de características típicas da síndrome.
- C) A síndrome de Down pode surgir por não-disjunção cromossômica tanto na gametogênese feminina quanto na masculina.
- D) Os descendentes de dois indivíduos com síndrome de Down serão obrigatoriamente afetados por essa anomalia.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa incorreta é a letra D.
Os descendentes de dois indivíduos com síndrome de Down não serão obrigatoriamente afetados por essa anomalia, pois a síndrome de Down não é uma doença hereditária, mas sim uma alteração genética que ocorre de forma aleatória na maioria dos casos. Apenas cerca de 4% dos casos de síndrome de Down são causados por uma translocação cromossômica que pode ser herdada de um dos pais, mas mesmo assim, a chance de recorrência é baixa1. Portanto, não há uma garantia de que os filhos de pessoas com síndrome de Down terão a mesma condição
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário