Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No heredograma a seguir os círculos representam o sexo feminino e os quadrados, o sexo masculino. Os indivíduos com uma doença genética são marcados em preto.

Heredograma

Analisando o heredograma, o tipo de herança dessa doença genética é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra b) autossômica, recessiva.

Um heredograma é uma representação gráfica que mostra as relações de parentesco e as características genéticas dos indivíduos de uma família. Os heredogramas podem ser usados para identificar os tipos de herança genética e as probabilidades de uma pessoa apresentar uma característica ou doença hereditária.

Para analisar o heredograma acima, é preciso saber se a herança da doença genética é dominante ou recessiva, e se está ligada aos cromossomos autossômicos ou sexuais. Uma forma de tentar perceber isso é observando se há casais com a mesma característica que têm filhos diferentes. Isso é um indício de que a característica não presente no filho é determinada por genes recessivos.

No heredograma, podemos ver que há casais com a mesma característica (não afetados pela doença) que têm filhos diferentes (afetados pela doença). Isso sugere que a doença é determinada por um gene recessivo. Além disso, podemos ver que a doença afeta tanto homens quanto mulheres, e que não há casos de pais afetados que têm filhos não afetados. Isso indica que a doença está ligada a um cromossomo autossômico, e não a um cromossomo sexual.

Portanto, a alternativa correta é a letra b) autossômica, recessiva.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..