Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(PUC RJ) O heredograma abaixo representa uma família com casos de albinismo, anomalia herdada como autossômica recessiva, e daltonismo, característica recessiva ligada ao cromossomo X

Questão de Heredograma - Genética 3º ano do ensino médio

A probabilidade de o filho do casal III – 2 e 3, independente do sexo, ser daltônico e albino é de:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a letra c) 1/8

Para resolver essa questão, você precisa usar a regra da multiplicação ou regra do “e”, que é usada para calcular a probabilidade de dois eventos independentes ocorrerem ao mesmo tempo. No caso, os eventos são ser daltônico e ser albino, que são características recessivas ligadas ao cromossomo X e ao cromossomo autossômico, respectivamente.

Para ser daltônico, o indivíduo precisa herdar o alelo recessivo “d” do cromossomo X de ambos os pais. No heredograma, você pode ver que o pai (III-2) é daltônico, portanto ele tem o genótipo XdY. A mãe (III-3) não é daltônica, mas é portadora do alelo recessivo, pois ela herdou do seu pai (II-1), que é daltônico. Portanto, ela tem o genótipo XDXd.

A probabilidade de o filho herdar o alelo “d” do pai é de 1/2, pois ele pode passar o cromossomo X ou o Y. A probabilidade de o filho herdar o alelo “d” da mãe é também de 1/2, pois ela pode passar o cromossomo X com o alelo dominante ou o recessivo. Então, a probabilidade de o filho ser daltônico é de 1/2 x 1/2 = 1/4.

Para ser albino, o indivíduo precisa herdar o alelo recessivo “a” do cromossomo autossômico de ambos os pais. No heredograma, você pode ver que o pai (III-2) é albino, portanto ele tem o genótipo aa. A mãe (III-3) não é albina, mas é portadora do alelo recessivo, pois ela herdou da sua mãe (II-3), que é albina. Portanto, ela tem o genótipo Aa.

A probabilidade de o filho herdar o alelo “a” do pai é de 1, pois ele só tem esse alelo para passar. A probabilidade de o filho herdar o alelo “a” da mãe é de 1/2, pois ela pode passar o alelo dominante ou o recessivo. Então, a probabilidade de o filho ser albino é de 1 x 1/2 = 1/2.

Agora, para calcular a probabilidade de o filho ser daltônico e albino ao mesmo tempo, basta multiplicar as probabilidades de cada evento: 1/4 x 1/2 = 1/8. Portanto, a resposta correta é a letra c) 1/8.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..