Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um homem C, cujo sangue possui alglutininas anti–A e anti–B é casado com uma mulher B, que possui aglutinogênios A e B. As seguintes pessoas poderão receber sangue de pelo menos um dos filhos desse casamento, exceto:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra D

Essa é uma questão de genética do sistema ABO, que envolve a herança dos alelos que determinam os tipos sanguíneos. Para responder, é preciso saber quais são os genótipos dos pais e dos possíveis filhos, e quais são as compatibilidades entre os grupos sanguíneos.

O homem C tem sangue do tipo O, pois possui aglutininas anti-A e anti-B no plasma. Isso significa que ele não tem aglutinogênios A nem B nas hemácias. Seu genótipo é ii.

A mulher B tem sangue do tipo AB, pois possui aglutinogênios A e B nas hemácias. Ela não tem aglutininas no plasma, pois se tivesse, haveria reação entre elas e os antígenos. Seu genótipo é I A I B.

Os filhos desse casamento podem ter dois tipos sanguíneos possíveis: A ou B. Isso porque o homem C só pode transmitir o alelo i, e a mulher B pode transmitir o alelo I A ou o alelo I B. Assim, os genótipos dos filhos podem ser I A i ou I B i.

As pessoas do grupo A podem receber sangue de pessoas do grupo A ou O. As pessoas do grupo B podem receber sangue de pessoas do grupo B ou O. As pessoas do grupo AB podem receber sangue de qualquer grupo, pois não têm aglutininas no plasma. As pessoas do grupo O só podem receber sangue de pessoas do grupo O, pois têm aglutininas anti-A e anti-B no plasma.

Os filhos do cruzamento de pessoas dos grupos O com AB podem ter dois tipos sanguíneos possíveis: A ou B, pelos mesmos motivos explicados acima. Portanto, eles podem receber sangue dos filhos do casal C e B, que também podem ter sangue A ou B.

O homem C pode receber sangue apenas de pessoas do grupo O, pois ele tem aglutininas anti-A e anti-B no plasma. Ele não pode receber sangue dos filhos do casal C e B, pois eles podem ter sangue A ou B, que são incompatíveis com o seu.

A mulher B pode receber sangue de qualquer grupo, pois ela não tem aglutininas no plasma. Ela pode receber sangue dos filhos do casal C e B, que podem ter sangue A ou B, que são compatíveis com o seu.

Portanto, a alternativa correta é a letra D. O homem C é a única pessoa que não pode receber sangue de pelo menos um dos filhos do casal C e B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..