Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Unimep – RJ) Um homem apresenta o genótipo Aa Bb CC dd e sua esposa, o genótipo aa Bb cc Dd. Qual é a probabilidade desse casal ter um filho do sexo masculino e portador dos genes bb?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra B.

Para resolver a sua questão, precisamos aplicar a Primeira Lei de Mendel, que diz que cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro. Também precisamos usar o quadrado de Punnett, que é uma ferramenta que permite visualizar as combinações possíveis dos fatores nos gametas e nos descendentes.

O genótipo do homem é Aa Bb CC dd e o da mulher é aa Bb cc Dd. Vamos considerar apenas os genes que nos interessam, que são os que determinam o caráter bb. O homem tem o genótipo Bb e a mulher também tem o genótipo Bb. Portanto, os gametas possíveis do homem são B e b, e os da mulher são B e b. O quadrado de Punnett fica assim:

Bb
BBBBb
bBbbb

A probabilidade de ter um descendente com o genótipo bb é de 1/4, pois há uma combinação possível em quatro. Porém, a questão também pede que o descendente seja do sexo masculino. Para isso, precisamos considerar o cromossomo sexual, que determina o sexo do indivíduo. O homem tem o cromossomo XY e a mulher tem o cromossomo XX. Portanto, os gametas possíveis do homem são X e Y, e os da mulher são X e X. O quadrado de Punnett fica assim:

XX
XXXXX
YXYXY

A probabilidade de ter um descendente do sexo masculino é de 1/2, pois há duas combinações possíveis em quatro. Para ter um descendente do sexo masculino e portador dos genes bb, precisamos multiplicar as probabilidades de cada evento, pois eles são independentes. Assim, a probabilidade é de 1/4 x 1/2 = 1/8. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..