Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(VUNESP 2009) A Doença de Huntington ocorre em um par de genes alelos presentes no cromossomo n.º 4. Esse par de alelos promove uma progressiva degeneração do Sistema Nervoso Central provocando problemas motores e mentais. Não possui cura, manifesta-se após os 40 anos de idade. O heredograma representa uma família que apresenta a doença.

Analisando o heredograma, pode-se concluir que se trata de uma herança genética:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta para a questão é a letra E) autossômica dominante.

Isso porque a doença de Huntington é causada por uma mutação no gene HTT, localizado no cromossomo 4, que não é um cromossomo sexual. Portanto, a doença não é ligada ao sexo nem restrita ao sexo. Além disso, a doença de Huntington é determinada por um alelo dominante, que se manifesta mesmo em heterozigose. Portanto, a doença não é recessiva nem codominante.

Analisando o heredograma, podemos observar que a doença afeta indivíduos de ambos os sexos e que ela não pula gerações. Isso indica que se trata de uma herança autossômica dominante, pois basta herdar uma cópia do alelo mutado de um dos pais para desenvolver a doença. Os indivíduos afetados podem ser representados por Aa, e os não afetados por aa.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..