Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um sistema de duas lentes, sendo uma convergente e outra divergente, ambas com distâncias focais iguais a 8cm, é montado para projetar círculos luminosos sobre um anteparo. O diâmetro desses círculos pode ser alterado, variando-se a posição das lentes.  

Em uma dessas montagens, um feixe de luz, inicialmente de raios paralelos e 4 cm de diâmetro, incide sobre a lente convergente, separada da divergente por 8 cm, atingindo finalmente o anteparo, 8 cm adiante da divergente. Nessa montagem específica, o círculo luminoso formado no anteparo é melhor representado por:
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C

Da análise da figura, podemos ver que a posição da segunda lente (divergente) encontra-se justamente no foco da primeira lente (convergente). Portanto, um feixe de luz vindo paralelamente do objeto, passará pelo foco da primeira lente, onde encontra-se o centro da segunda lente. Como feixes que passam pelo centro da lente não sofrem desvios, o feixe passará pela lente divergente e após, será divergido, paralelamente ao anteparo, não acarretando assim ampliação ou redução da imagem. Logo, a imagem manterá seu padrão circular inicial, com 4 cm de diâmetro, alternativa C.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..