Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(ESPM) Observe os dados divulgados pelo Censo Agropecuário 2017 sobre a estrutura fundiária brasileira.

Quantidade de estabelecimentos por tamanho (hectares)

Quantidade de estabelecimentos por tamanho (hectares) - Fonte: Censo Agropecuário 2017

A conclusão possível a partir de seus conhecimentos e da leitura dos dados é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

Vamos analisar as alternativas:

A) Incorreta. Não há uma boa distribuição de terras no país, pois existe uma grande concentração fundiária nas mãos de poucos proprietários. Segundo o Censo Agropecuário 2017, os estabelecimentos com mais de 1.000 hectares representam apenas 0,91% do total, mas ocupam 47,52% da área rural2.

B) Correta. Há um nítido predomínio de pequenos proprietários de terras quanto ao número de estabelecimentos. O gráfico mostra que a maior parte dos estabelecimentos rurais tem menos de 50 hectares, sendo que os que têm menos de 10 hectares somam 2.672.975, ou seja, 77,13% do total2.

C) Incorreta. Os grandes proprietários de terras não ocupam uma pequena parte do país, mas sim uma vasta área. Como já foi dito, os estabelecimentos com mais de 1.000 hectares ocupam quase metade da área rural do país2.

D) Incorreta. Não são muitos os grandes proprietários de terra, mas sim poucos. O gráfico mostra que os estabelecimentos com mais de 1.000 hectares somam apenas 31.330, ou seja, 0,91% do total2.

E) Incorreta. Os pequenos proprietários de terras não ocupam a maior parte do território do país, mas sim uma pequena fração. Segundo o Censo Agropecuário 2017, os estabelecimentos com menos de 50 hectares representam 84,39% do total, mas ocupam apenas 12,85% da área rural.

Portanto, a alternativa correta é:

B) Há um nítido predomínio de pequenos proprietários de terras quanto ao número de estabelecimentos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..