Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UDESC) – Analise as proposições sobre a concentração fundiária na América Latina.

I. A concentração fundiária é herança do período colonial. A economia colonial foi baseada na formação de pequenas propriedades rurais voltadas para a agricultura de subsistência.

II. A concentração fundiária é uma característica marcante do espaço agrário, e tem sido causa de diversos conflitos pela posse de terras.

III. Atualmente, a concentração fundiária vem sendo mantida pelas políticas agrárias que, de certa forma, beneficiam os pequenos proprietários rurais.

IV. As plantations são grandes lavouras monocultoras de produtos tropicais, voltados para exportação.

Assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

Alternativa correta letra E) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Vamos analisar as proposições:

I. Incorreta. A concentração fundiária não é herança do período colonial, mas sim um resultado do modelo de exploração colonial baseado nas plantations: grandes propriedades monocultoras, voltadas para a exportação e com a utilização da mão-de-obra escrava.

II. Correta. A concentração fundiária é uma característica marcante do espaço agrário na América Latina, e tem sido causa de diversos conflitos pela posse de terras, envolvendo movimentos sociais, indígenas, camponeses e latifundiários3.

III. Incorreta. Atualmente, a concentração fundiária não vem sendo mantida pelas políticas agrárias que beneficiam os pequenos proprietários rurais, mas sim pelas políticas que favorecem os grandes grupos econômicos e a exploração intensiva dos recursos naturais4.

IV. Correta. As plantations são grandes lavouras monocultoras de produtos tropicais, voltados para exportação, que se originaram no período colonial e se mantiveram como base da economia agrária na América Latina2.

Portanto, a alternativa correta é:

E) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..