Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A ditadura militar no Brasil foi caracterizada por um período de forte repressão política e violação dos direitos humanos. Muitas pessoas foram perseguidas, presas, torturadas, exiladas ou mortas pelos órgãos de segurança do regime, como o DOI-CODI, o DOPS e o SNI. Esses órgãos atuavam com base na Doutrina de Segurança Nacional, que considerava como inimigos internos todos aqueles que fossem contrários aos interesses do governo.

REIS FILHO, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois (1964-2004). Bauru: EDUSC, 2004.

Quais foram as principais formas de resistência e de luta contra a ditadura militar no Brasil?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra e.

As principais formas de resistência e de luta contra a ditadura militar no Brasil foram:

  • A luta armada, que consistia na utilização de armas e de violência para combater o regime, por meio de organizações clandestinas como a ALN, o MR-8, a VAR-Palmares, entre outras.
  • A guerrilha rural, que consistia na formação de grupos armados no campo, que pretendiam criar focos de resistência e de mobilização popular, como a Guerrilha do Araguaia, liderada pelo PCdoB.
  • A guerrilha urbana, que consistia na realização de ações armadas nas cidades, como assaltos, sequestros, atentados, sabotagens, entre outras, como forma de desestabilizar o regime e obter recursos para a luta.
  • A luta dos movimentos sociais, que consistia na organização e na mobilização de diversos setores da sociedade civil, como os trabalhadores, os estudantes, os intelectuais, os artistas, os religiosos, os indígenas, os negros, as mulheres, entre outros, que reivindicavam seus direitos, denunciavam as arbitrariedades do regime e defendiam a democracia.

As demais alternativas são incorretas, pois a luta sindical, a luta estudantil, a luta eclesiástica e a luta feminista são exemplos de movimentos sociais, e não formas distintas de resistência e de luta contra a ditadura.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..