Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A ditadura militar no Brasil foi marcada por diversos atos de resistência e oposição ao regime, tanto de grupos armados quanto de movimentos pacíficos. Entre esses movimentos, destacam-se as Diretas Já, que consistiam em manifestações populares que exigiam a volta das eleições diretas para presidente da República. As Diretas Já ocorreram entre 1983 e 1984, no contexto da abertura política iniciada pelo presidente João Figueiredo.

ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha. A construção social dos regimes autoritários: Brasil e América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

Qual foi o resultado das Diretas Já para o processo de redemocratização do Brasil?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra b.

As Diretas Já não conseguiram aprovar a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições diretas para presidente, pois ela foi rejeitada pelo Congresso Nacional em 25 de abril de 1984, por falta de quórum. No entanto, as Diretas Já fortaleceram a oposição ao regime e elegeram indiretamente Tancredo Neves como o primeiro presidente civil após a ditadura, em 15 de janeiro de 1985, pelo Colégio Eleitoral. Tancredo Neves derrotou o candidato governista Paulo Maluf, apoiado pelo PDS, partido sucessor da ARENA. Tancredo Neves não chegou a tomar posse, pois faleceu em 21 de abril de 1985, sendo substituído por seu vice, José Sarney.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..