Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Enem) Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo“coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado)

O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra E

O coronelismo foi uma prática política muito comum durante a Primeira República, na qual os coronéis, que eram grandes proprietários rurais, exerciam o poder local por meio da violência e trocas de favores. Eles controlavam o voto dos seus subordinados, que eram os trabalhadores rurais, muitas vezes analfabetos e sem assistência médica. Essa prática limitava o exercício da cidadania e a democracia no país.

Nesse período, o coronelismo estava vinculado a uma estrutura social agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional. Os coronéis mantinham alianças com as oligarquias estaduais e federais, que garantiam a sua influência e a sua impunidade. O Brasil era um país essencialmente rural, com uma economia baseada na exportação de produtos primários, como café, açúcar e borracha.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..