Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Fuvest) A revolução de 1924, movimento tenentista, relacionou-se:

Continua após a publicidade..

Resposta:

Alternativa correta letra (C)

A revolução de 1924 foi um movimento tenentista que ocorreu em São Paulo e teve como objetivo derrubar o presidente Artur Bernardes, que era visto como autoritário e oligárquico pelos rebeldes. Os tenentes eram jovens oficiais do Exército que defendiam reformas políticas e sociais no Brasil, como o voto secreto, a educação pública e a justiça social.

A alternativa que melhor se relaciona com a revolução de 1924 é a letra C. Os tenentes tinham um ideal de moralização da política, que não entrava em conflito com os princípios constitucionais da República, mas sim com as práticas corruptas e fraudulentas das oligarquias que dominavam o poder. Eles queriam uma democracia mais ampla e participativa, que representasse os interesses da nação e não de grupos privilegiados.

As outras alternativas não correspondem à realidade histórica da revolução de 1924.
– A letra A está incorreta porque os tenentes não tinham um projeto socialista, mas sim reformista.
– A letra B está errada porque a violência praticada pelos governos republicanos foi uma das causas da revolta, e não uma característica dela.
– A letra D está incorreta porque o governo de Epitácio Pessoa terminou em 1922, antes da revolução, e não foi ele que interveio nos estados oposicionistas, mas sim o governo de Artur Bernardes.
– A letra E está falsa porque os tenentes não lutavam por um prestígio internacional, mas sim por uma transformação nacional.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..