Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No final do século XIX e início do século XX o Nordeste foi assolado pelos cangaceiros, bandos armados que roubavam, sequestravam e matavam em seu próprio benefício ou a serviço de chefes políticos. Contribuíram para o aparecimento desse grande contingente de marginalizados:

Continua após a publicidade..

Resposta:

Alternativa correta letra (E)

O cangaço foi um fenômeno social que ocorreu no Nordeste do Brasil entre o final do século XIX e o começo do século XX. Os cangaceiros eram grupos de nômades armados que viviam em bandos, praticando saques, sequestros, assassinatos e outras violências. Eles eram motivados pelas péssimas condições sociais e econômicas da região, marcada pelo latifúndio, pela seca, pela fome e pela opressão dos coronéis.

A alternativa que melhor explica as causas do surgimento do cangaço é a letra E. A concentração da propriedade, o aumento demográfico e os efeitos da seca. Esses fatores geraram uma situação de miséria e exclusão para a maioria da população sertaneja, que não tinha acesso à terra, ao trabalho e aos direitos básicos. Muitos camponeses se tornaram cangaceiros como forma de resistir e de buscar justiça social.

As outras alternativas estão incorretas, pois:

  • Os movimentos revolucionários republicanos dos fins do Império não tiveram relação direta com o cangaço. Eles foram manifestações políticas que contestavam a monarquia e defendiam a república, como a Revolta da Armada e a Revolução Federalista.
  • A grande migração de nordestinos para a colheita da borracha na Amazônia não contribuiu para o aparecimento dos cangaceiros. Ela foi um fenômeno que ocorreu entre o final do século XIX e o início do século XX, quando milhares de nordestinos foram atraídos pela demanda mundial pela borracha, extraída das seringueiras na região amazônica.
  • A propaganda da guerrilha comunista entre os camponeses não foi uma causa do cangaço. Ela foi uma consequência da Revolução Russa de 1917, que inspirou alguns movimentos sociais no Brasil, como a Coluna Prestes e a Revolta de 1935.
  • O processo de urbanização e industrialização que expulsou muitos camponeses de suas terras não foi uma causa do cangaço. Ele foi um resultado da política de substituição de importações, adotada pelo Brasil a partir da década de 1930, que estimulou o desenvolvimento do setor industrial nacional e provocou uma intensa migração do campo para a cidade.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..