Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Cartografia - Geografia - 6º ano

1) Explique com suas palavras o que é cartografia.

FAZER COMENTÁRIO

Cartografia é a ciência e a arte de representar graficamente a superfície terrestre ou parte dela, por meio de mapas, cartas, plantas e outros produtos cartográficos. A cartografia é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo, análise e produção de mapas, utilizando técnicas científicas e artísticas para elaborar documentos que representem de forma reduzida uma determinada localidade.

Continua após a publicidade..

2) O que você entende por representações cartográficas?

FAZER COMENTÁRIO

Representações cartográficas são técnicas e métodos científicos e artísticos utilizados para elaborar mapas e outros produtos cartográficos, como plantas, croquis e cartas. A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. A cartografia tem uma importância fundamental em nossa sociedade, pois permite a representação do espaço geográfico de forma clara e precisa. Através das técnicas cartográficas, cria-se uma série de produtos que nos auxiliam no estudo e compreensão de várias características do espaço físico, como a espacialização de informações geográficas úteis para tomadas de decisões na esfera polícia, gestão e planejamento e para o desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico.

3) Leia o texto.

As representações da superfície terrestre fazem parte da vida do ser humano há milhares de anos, antes mesmo da escrita. Diferentes povos, no passado, como babilônios, egípcios, chineses e maias, já tinham o hábito de representar o espaço onde viviam, os percursos de caça, os trajetos dos rios, os territórios conquistados, entre outros. Para isso, utilizavam materiais disponíveis na época, como argila, conchas, pedaços de madeira, que podiam ser fixados nas paredes das cavernas ou em troncos de árvores.

Ao longo do tempo, a necessidade crescente de se registrar áreas da superfície terrestre fez o ser humano desenvolver e aprimorar as técnicas de representação do espaço. Estudos e descobertas realizados por diversos povos, como chineses, árabes e europeus, contribuíram para que essas técnicas se tornassem cada vez mais elaboradas. Todo esse movimento levou à evolução da Cartografia, que consiste em um conjunto de técnicas e métodos científicos e artísticos para elaborar mapas.

Com base no texto responda os itens abaixo:

A) As representações da superfície terrestre são recentes pois surgiram depois da escrita.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
B) Cite quais povos antigos utilizavam mapas do passado para representar suas atividades?
C) O que eram representados nos mapas antigos?
D) Do que eram feitos os mapas na antiguidade?
E) o que diferencia os mapas antigos dos mapas atuais?

FAZER COMENTÁRIO

A) Falso. As representações da superfície terrestre não são recentes e surgiram antes mesmo da escrita.

B) Diferentes povos antigos utilizavam mapas do passado para representar suas atividades, como os babilônios, egípcios, chineses e maias.

C) Nos mapas antigos eram representados o espaço onde viviam, os percursos de caça, os trajetos dos rios, os territórios conquistados, entre outros.

D) Na antiguidade, os mapas eram feitos com materiais disponíveis na época, como argila, conchas, pedaços de madeira, que podiam ser fixados nas paredes das cavernas ou em troncos de árvores.

E) Os mapas antigos diferem dos mapas atuais em relação à precisão e à tecnologia utilizada para a sua elaboração. Os mapas atuais são mais precisos e utilizam tecnologias como o GPS e o sensoriamento remoto para a sua elaboração, enquanto os mapas antigos eram feitos com materiais rudimentares e técnicas menos precisas.

Continua após a publicidade..

4) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

Questão sobre cartografia 6º ano

É possível afirmar que, nesta projeção:

  • A) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.
  • B) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.
  • C) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.
  • D) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.
FAZER COMENTÁRIO

Resposta correta letra B) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

Não é possível afirmar que os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas, pois essa afirmação não se aplica a nenhuma das projeções cartográficas existentes. Também não é possível afirmar que não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais, pois todas as projeções cartográficas apresentam distorções. A afirmação correta é que os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador, o que é característico da projeção cilíndrica pouco modificada.

5) Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:

  • A) pedológico, geomorfológico e geológico.
  • B) litológico, pedológico e geomorfológico.
  • C) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.
  • D) geológico, geomorfológico e pedológico.
FAZER COMENTÁRIO
Resposta correta letra D) geológico, geomorfológico e pedológico
O mapa geológico é utilizado para representar a distribuição das rochas e minerais presentes em uma determinada região. O mapa geomorfológico é utilizado para representar as formas de relevo presentes em uma determinada região. Já o mapa pedológico é utilizado para representar a distribuição dos diferentes tipos de solo presentes em uma determinada região.
Continua após a publicidade..