Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto.

As representações da superfície terrestre fazem parte da vida do ser humano há milhares de anos, antes mesmo da escrita. Diferentes povos, no passado, como babilônios, egípcios, chineses e maias, já tinham o hábito de representar o espaço onde viviam, os percursos de caça, os trajetos dos rios, os territórios conquistados, entre outros. Para isso, utilizavam materiais disponíveis na época, como argila, conchas, pedaços de madeira, que podiam ser fixados nas paredes das cavernas ou em troncos de árvores.

Ao longo do tempo, a necessidade crescente de se registrar áreas da superfície terrestre fez o ser humano desenvolver e aprimorar as técnicas de representação do espaço. Estudos e descobertas realizados por diversos povos, como chineses, árabes e europeus, contribuíram para que essas técnicas se tornassem cada vez mais elaboradas. Todo esse movimento levou à evolução da Cartografia, que consiste em um conjunto de técnicas e métodos científicos e artísticos para elaborar mapas.

Com base no texto responda os itens abaixo:

A) As representações da superfície terrestre são recentes pois surgiram depois da escrita.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
B) Cite quais povos antigos utilizavam mapas do passado para representar suas atividades?
C) O que eram representados nos mapas antigos?
D) Do que eram feitos os mapas na antiguidade?
E) o que diferencia os mapas antigos dos mapas atuais?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A) Falso. As representações da superfície terrestre não são recentes e surgiram antes mesmo da escrita.

B) Diferentes povos antigos utilizavam mapas do passado para representar suas atividades, como os babilônios, egípcios, chineses e maias.

C) Nos mapas antigos eram representados o espaço onde viviam, os percursos de caça, os trajetos dos rios, os territórios conquistados, entre outros.

D) Na antiguidade, os mapas eram feitos com materiais disponíveis na época, como argila, conchas, pedaços de madeira, que podiam ser fixados nas paredes das cavernas ou em troncos de árvores.

E) Os mapas antigos diferem dos mapas atuais em relação à precisão e à tecnologia utilizada para a sua elaboração. Os mapas atuais são mais precisos e utilizam tecnologias como o GPS e o sensoriamento remoto para a sua elaboração, enquanto os mapas antigos eram feitos com materiais rudimentares e técnicas menos precisas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..