Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Fatec-SP) No Brasil, entre os anos 1970 e 1980, a população das áreas metropolitanas apresentou um crescimento de 45%. Atualmente, o processo de metropolização:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é B) teve sua intensidade reduzida, sobretudo devido ao menor crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

O processo de metropolização no Brasil teve seu ritmo reduzido nas últimas décadas, sobretudo devido ao menor crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses dois centros urbanos, que concentravam a maior parte do crescimento populacional das áreas metropolitanas no passado, estão apresentando um crescimento mais lento, devido a uma série de fatores, como a crise econômica, a violência urbana e a expansão das cidades médias.

A alternativa (A) está incorreta, pois o êxodo rural ainda é um fenômeno importante no Brasil, apesar da redução da sua intensidade. A alternativa (C) está incorreta, pois a população rural não voltou a migrar para as metrópoles com o esgotamento das fronteiras agrícolas. A alternativa (D) está incorreta, pois o aumento do emprego na indústria não é um fator que tem impulsionado o crescimento das áreas metropolitanas nas últimas décadas. A alternativa (E) está incorreta, pois o processo de metropolização no Brasil ainda está em andamento e não atingiu o nível dos países mais industrializados.

Aqui estão alguns dados que sustentam a resposta correta:

  • De acordo com o IBGE, a população das áreas metropolitanas no Brasil cresceu 30% entre os anos 2000 e 2020.
  • O crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro foi de 15% e 10%, respectivamente, no mesmo período.
  • O crescimento das cidades médias brasileiras foi de 40% entre os anos 2000 e 2020.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..