(Fatec-SP) No Brasil, entre os anos 1970 e 1980, a população das áreas metropolitanas apresentou um crescimento de 45%. Atualmente, o processo de metropolização:
- A) está estagnado, uma vez que o êxodo rural perdeu a força em virtude das crises e da violência urbana.
- B) teve sua intensidade reduzida, sobretudo devido ao menor crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.
- C) acelerou-se, porque, com o esgotamento das fronteiras agrícolas, a população rural voltou a migrar para as metrópoles.
- D) continua no mesmo ritmo, tendo como um dos fatores de crescimento o aumento do em- prego na indústria, sobretudo em Belém e no Rio de Janeiro.
- E) atingiu o nível dos países mais industriali- zados e, portanto, não deve mais crescer nas próximas décadas.
Resposta:
A resposta correta é B) teve sua intensidade reduzida, sobretudo devido ao menor crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.
O processo de metropolização no Brasil teve seu ritmo reduzido nas últimas décadas, sobretudo devido ao menor crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses dois centros urbanos, que concentravam a maior parte do crescimento populacional das áreas metropolitanas no passado, estão apresentando um crescimento mais lento, devido a uma série de fatores, como a crise econômica, a violência urbana e a expansão das cidades médias.
A alternativa (A) está incorreta, pois o êxodo rural ainda é um fenômeno importante no Brasil, apesar da redução da sua intensidade. A alternativa (C) está incorreta, pois a população rural não voltou a migrar para as metrópoles com o esgotamento das fronteiras agrícolas. A alternativa (D) está incorreta, pois o aumento do emprego na indústria não é um fator que tem impulsionado o crescimento das áreas metropolitanas nas últimas décadas. A alternativa (E) está incorreta, pois o processo de metropolização no Brasil ainda está em andamento e não atingiu o nível dos países mais industrializados.
Aqui estão alguns dados que sustentam a resposta correta:
- De acordo com o IBGE, a população das áreas metropolitanas no Brasil cresceu 30% entre os anos 2000 e 2020.
- O crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro foi de 15% e 10%, respectivamente, no mesmo período.
- O crescimento das cidades médias brasileiras foi de 40% entre os anos 2000 e 2020.
Deixe um comentário