Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Fuvest-SP) No Brasil, as regiões metropolitanas caracterizam-se por:

A) concentração de migrantes. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da concentração de organismos públicos federais.
B) concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da proporçãode imigrantes regionais ou nacionais no conjunto de sua população.
C) processo de desconcentração industrial. A importância regional ou nacional de sua indústria é que permite classificar uma região como metrópole regional ou nacional.
D) conurbação de várias cidades em torno de uma cidade central. A definição dessa cidade como metrópole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades econômicas.
E) processo de concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende de sua influência no desenvolvimento industrial regional ou nacional.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é D) conurbação de várias cidades em torno de uma cidade central. A definição dessa cidade como metrópole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades econômicas.

As regiões metropolitanas no Brasil são caracterizadas pela conurbação de várias cidades em torno de uma cidade central. A definição dessa cidade como metrópole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades econômicas, isto é, da sua influência no desenvolvimento econômico regional ou nacional.

A alternativa (A) está incorreta, pois a concentração de migrantes é apenas uma característica das regiões metropolitanas, mas não a única.

A alternativa (B) está incorreta, pois a classificação como metrópole regional ou nacional não depende da proporção de imigrantes regionais ou nacionais no conjunto de sua população.

A alternativa (C) está incorreta, pois o processo de desconcentração industrial não é uma característica das regiões metropolitanas.

A alternativa (E) está incorreta, pois a influência no desenvolvimento industrial regional ou nacional é apenas uma das características das regiões metropolitanas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..