Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto abaixo:

Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro […].

Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso, passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias dos navios […].” BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Abril, 1981.

O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV.

Assinale, entre as alternativas abaixo, o fator ao qual essa crise pode ser relacionada.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é A) Nos séculos XIV e XV, a economia europeia tornou-se predominantemente urbana, o que acarretou a falta de trabalhadores no campo para a produção agrícola. Sem boas condições de alimentação, a população ficou mais sujeita às doenças.

A Peste Negra, que dizimou cerca de um terço da população europeia, foi um dos fatores que contribuíram para a crise do sistema feudal. A doença, que era transmitida por pulgas de ratos, atingiu principalmente as cidades, onde as condições de higiene eram precárias. A falta de trabalhadores no campo para a produção agrícola, aliada à falta de alimentos, agravou a crise do sistema feudal.

As alternativas (B), (C) e (D) estão incorretas.

A alternativa (B) está incorreta, pois o crescimento demográfico não foi o fator principal da crise do sistema feudal. A crise já estava em curso antes da Peste Negra, e a doença apenas acelerou o processo.

A alternativa (C) está incorreta, pois as técnicas de produção no sistema feudal eram rudimentares, e não existia superprodução.

A alternativa (D) está incorreta, pois a servidão era uma forma de trabalho que já existia na Europa medieval, e não foi instaurada a partir do século XV.

Além da Peste Negra, a crise do sistema feudal também foi causada por outros fatores, como as revoltas camponesas, a expansão do comércio e o renascimento urbano.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..