Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“[…] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XVI, permitiu a multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho […]”.

O texto descreve uma das causas, na Europa, da:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é D) crise que levou à desintegração do feudalismo.

O texto descreve um dos fatores que contribuíram para a crise do sistema feudal na Europa. O aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XVI, levou ao crescimento da população rural, que passou a exigir melhores condições de vida. A nobreza, por sua vez, aumentou seus gastos, o que levou a uma maior exploração dos servos.

As alternativas (A), (B) e (C) estão incorretas.

A alternativa (A) está incorreta, pois o modo de produção asiático é um sistema econômico que se caracteriza pelo controle do Estado sobre a produção, o comércio e a distribuição de bens. O texto não descreve nenhum desses elementos.

A alternativa (B) está incorreta, pois a consolidação do despotismo esclarecido ocorreu no século XVIII, mais de 200 anos após o período descrito no texto.

A alternativa (C) está incorreta, pois a decadência do comércio ocorreu no século XIV, como consequência da crise do feudalismo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..