Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Gêneros Textuais: Texto Argumentativo - Português - 7º ano

1) GERAÇÃO  DO CELULAR

Inaê Soares da Silva

            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.

            As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.

            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.

            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

Há uma opinião da autora em

  • A) “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas…”
  • B) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos…”
  • C) “… especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
  • D) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros…”
FAZER COMENTÁRIO

O texto apresentado é um artigo de opinião, pois o autor comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos. A autora expressa sua opinião sobre o uso excessivo de celulares e a dependência das pessoas em relação à tecnologia, defendendo que é necessário incentivar as pessoas a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Portanto, a alternativa correta é a letra A, que afirma que há uma opinião da autora em “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas…” As outras alternativas estão incorretas, pois não apresentam uma opinião clara do autor sobre o tema abordado.

Continua após a publicidade..

2) Leia o texto e responda a pergunta a seguir:

CIDADANIA X CORRUPÇÃO

Indignar-se é preciso! Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos. Ora, o efetivo acesso ao Judiciário, último arquejo do cidadão, à educação, direito de todos e dever do Estado, à saúde, à informação, dentre outros, depende da vontade política posta e do grau de consciência e reivindicação de um povo.

Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado, indo, ao reverso, para os bolsos de inescrupulosos indivíduos ou quadrilhas, que teimam em sangrar o que é do povo. Corrupção não é prerrogativa do Brasil, o que não é consolo. Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos.

Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes dos meios de comunicação, de tal sorte que seja inculcada, de maneira sólida e permanente, a ideia de que se deve ser ético e via de consequência sempre se afastar da corrupção, seja na vida privada, seja, principalmente, na vida pública, na qual aquele que a tal se habilita se compromete a buscar incessantemente tudo que corrobore para a consecução dos interesses do povo, vale dizer, tudo que facilite o pleno acesso à cidadania.

Estamos cansados de ver corrupção por todos os lados. O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo. Educação para a não corrupção e para cidadania, leis mais duras, Ministério Público e Judiciário mais implacáveis com os corruptos! São caminhos…

O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque

  • A) comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos
  • B) a opinião defendida no texto tem relação com os interesses políticos do autor.
  • C) emite opinião sobre a cidadania e a corrupção, mas não deixa claro o ponto de vista.
  • D) narra histórias de corrupção quem envolvem tanto o meio político quanto o cidadão comum.
FAZER COMENTÁRIO

O texto pode ser classificado como um artigo de opinião, conforme a definição desse gênero textual. O autor comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos, e apresenta uma tese clara, argumentos que a sustentam e uma conclusão que reforça a posição do autor. Portanto, a alternativa correta é a letra A, que afirma que o texto pode ser classificado como artigo de opinião porque comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos. As outras alternativas estão incorretas, pois o texto não tem relação com os interesses políticos do autor (alternativa B), emite opinião clara sobre a cidadania e a corrupção (alternativa C), e não narra histórias de corrupção que envolvem tanto o meio político quanto o cidadão comum (alternativa D).

3) “É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. Embora não exista ainda na leis penais a definição do ‘crime de tortura’, torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições.”

(Dalmo de Abreu Dallan)

Pode-se afirmar que esse trecho é uma argumentação:

  • A) que apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam sequência dos acontecimentos;
  • B) que apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia;
  • C) que apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos denunciados para longe do momento em que fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento da ideias repudiadas;
  • D) que consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;
FAZER COMENTÁRIO

Sim, pode-se afirmar que o trecho apresentado é uma argumentação, conforme a definição de texto argumentativo. O autor apresenta um ponto de vista sobre a prática de tortura contra presos no Brasil e defende sua posição por meio de argumentos e exemplos. O texto apresenta uma estrutura típica de uma argumentação, com uma tese clara, argumentos que a sustentam e uma conclusão que reforça a posição do autor. Portanto, a alternativa correta é a letra D, que afirma que o texto consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas.

Continua após a publicidade..

4) Sobre o texto argumentativo, é correto afirmar que:

  • A) Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de estaque na frase.
  • B) Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.
  • C) Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.
  • D) Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra C, que afirma que o texto argumentativo é um tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados. O objetivo desse tipo de texto é persuadir o leitor do ponto de vista do autor sobre determinado assunto. A estrutura do texto argumentativo é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma delas tem suas particularidades. É importante lembrar que o texto argumentativo é diferente do texto narrativo, que conta uma história, e do texto descritivo, que descreve com palavras o que se viu e se observou.

5) Sobre a dissertação-argumentativa, podemos afirmar que se trata

A) de um tipo textual.
B) de um texto literário.
C) de uma composição lírica.
D) de um gênero textual.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra D) de um gênero textual.

A dissertação-argumentativa é um gênero textual que tem como objetivo defender um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução. Portanto, a alternativa correta é a letra D, que afirma que a dissertação-argumentativa é um gênero textual. Esse tipo de texto é muito presente em vestibulares e concursos, e é solicitado pelos examinadores para avaliar a capacidade do candidato de argumentar e defender um ponto de vista. A estrutura do texto dissertativo-argumentativo é dividida em três partes: introdução, argumentação e conclusão, e cada uma delas tem suas particularidades.

Continua após a publicidade..