Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto e responda a pergunta a seguir:

CIDADANIA X CORRUPÇÃO

Indignar-se é preciso! Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos. Ora, o efetivo acesso ao Judiciário, último arquejo do cidadão, à educação, direito de todos e dever do Estado, à saúde, à informação, dentre outros, depende da vontade política posta e do grau de consciência e reivindicação de um povo.

Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado, indo, ao reverso, para os bolsos de inescrupulosos indivíduos ou quadrilhas, que teimam em sangrar o que é do povo. Corrupção não é prerrogativa do Brasil, o que não é consolo. Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos.

Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes dos meios de comunicação, de tal sorte que seja inculcada, de maneira sólida e permanente, a ideia de que se deve ser ético e via de consequência sempre se afastar da corrupção, seja na vida privada, seja, principalmente, na vida pública, na qual aquele que a tal se habilita se compromete a buscar incessantemente tudo que corrobore para a consecução dos interesses do povo, vale dizer, tudo que facilite o pleno acesso à cidadania.

Estamos cansados de ver corrupção por todos os lados. O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo. Educação para a não corrupção e para cidadania, leis mais duras, Ministério Público e Judiciário mais implacáveis com os corruptos! São caminhos…

O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque

Continua após a publicidade..

Resposta:

O texto pode ser classificado como um artigo de opinião, conforme a definição desse gênero textual. O autor comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos, e apresenta uma tese clara, argumentos que a sustentam e uma conclusão que reforça a posição do autor. Portanto, a alternativa correta é a letra A, que afirma que o texto pode ser classificado como artigo de opinião porque comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos. As outras alternativas estão incorretas, pois o texto não tem relação com os interesses políticos do autor (alternativa B), emite opinião clara sobre a cidadania e a corrupção (alternativa C), e não narra histórias de corrupção que envolvem tanto o meio político quanto o cidadão comum (alternativa D).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..