Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Crescimento Populacional - Geografia - 8º ano

Continua após a publicidade..

1) (UEL) Os indicadores demográficos e socioeconômicos têm possibilitado avaliar o desenvolvimento da populaçãonas cidades, estados ou países. Sobre os indicadores sociais, assinale a alternativa correta.

  • A) População absoluta é o índice obtido com base no número de óbitos ocorridos durante um ano em uma população pela multiplicação do número total da população por mil e dividido pelo número de óbitos.
  • B) Taxa bruta de natalidade é o número total de habitantes de um lugar diretamente relacionada com a renda familiar per capita, refletindo na qualidade da alimentação, higiene e assistência médica.
  • C) Taxa de crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade expressa por mil habitantes, verificada em uma população de um determinado período, geralmente de um ano.
  • D) Taxa de fecundidade é o índice obtido com base no número de nascimentos ocorridos durante um ano em uma determinada população, podendo ser expresso por mil habitantes ou em percentagem.
  • E) Taxa de mortalidade infantil é obtida pelo cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade observadas em uma população em um determinado período, podendo ser positiva, negativa
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é (C).

A taxa de crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade expressa por mil habitantes, verificada em uma população de um determinado período, geralmente de um ano.

Continua após a publicidade..

2) Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

  • A) (  ) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.
  • B) (  ) O crescimento vegetativo da população latinoamericana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.
  • C) (  ) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.
  • D) (  ) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.
  • E) (  ) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.
FAZER COMENTÁRIO

A) Verdadeiro. O continente africano possui uma das maiores taxas de crescimento populacional do mundo, com uma taxa de fecundidade média de 4,7 filhos por mulher. No entanto, a expectativa de vida no continente é baixa, de 62 anos. Isso significa que, embora a população esteja crescendo rapidamente, o contingente total não é tão alto quanto poderia ser.
B) Falso. O crescimento vegetativo da população latino–americana é, de uma maneira geral, elevado, com uma taxa média de 1,1% ao ano. As taxas de mortalidade infantil na América Latina também são baixas, de 19,2 mortes por mil nascidos vivos.
C) Verdadeiro. O rápido crescimento populacional pode levar ao aumento da poluição, da degradação ambiental e da escassez de recursos naturais.
D) Falso. A população da Europa está diminuindo, em razão da baixa taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida.
E) Verdadeiro. O nível de desenvolvimento de um país está associado a fatores como a qualidade da saúde, da educação e da alimentação. Esses fatores contribuem para o aumento da expectativa de vida.

3) [UFRGS-RS] Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do parágrafo abaixo, na ordem em que aparecem. Caso os componentes demográficos (fecundidade, mortalidadee migrações) do Brasil continuem apresentando, nas próximas cinco décadas, comportamento similar ao atual, a pirâmide etária brasileira, em 2050 apresentará base _____, altura _____ e topo_____.

  • A) estreita – grande – estreito
  • B) estreita – pequena – estreito
  • C) estreita – pequena – largo
  • D) larga – grande – largo
  • E) larga – pequena – estreito
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A) estreita – grande – estreito.

A base da pirâmide etária representa a população em idade jovem, que é a que mais cresce. No Brasil, a taxa de fecundidade está em declínio desde a década de 1970, o que significa que a base da pirâmide etária está se estreitando.

A altura da pirâmide etária representa a população em idade adulta, que é a que mais se mantém constante. No Brasil, a expectativa de vida está aumentando, o que significa que a altura da pirâmide etária está aumentando.

O topo da pirâmide etária representa a população em idade idosa, que é a que cresce mais lentamente. No Brasil, a população está envelhecendo, o que significa que o topo da pirâmide etária está se tornando mais estreito.

Portanto, a pirâmide etária brasileira, em 2050, apresentará uma base estreita, uma altura grande e um topo estreito.

As outras alternativas estão incorretas por:

  • (B)  A base da pirâmide etária não será pequena, pois a população em idade jovem ainda será significativa.
  • (C)  O topo da pirâmide etária não será largo, pois a população em idade idosa ainda será relativamente pequena.
  • (D)  A base da pirâmide etária não será larga, pois a população em idade jovem ainda será significativa.
  • (E)  O topo da pirâmide etária não será estreito, pois a população em idade idosa ainda será relativamente pequena.
Continua após a publicidade..

4) Leia o texto e marque a alternativa correta:

Tendências globais em fecundidade

A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar.

Fonte: Population Reference Bureau, 2011.

Com base no texto, é CORRETO afirmar que:

  • A) As taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, contudo há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas, como na África Subsaariana, onde as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo.
  • B) A pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais revelam acesso desigual aos meios de prevenção à gravidez, mas não são consideradas nos índices demográficos como indicadores da persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento.
  • C) O aumento do uso de contraceptivos é consideravelmente responsável pelo aumento das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos. Globalmente, cerca de quatro mulheres escolarizadas, sexualmente ativas e na idade reprodutiva não adotam o planejamento familiar.
  • D) A taxa de fecundidade total é uma medida mais direta do nível de longevidade que a taxa bruta de natalidade, uma vez que se refere ao envelhecimento da população feminina. Esse indicador mostra o potencial das mudanças de gênero nos países.
  • E) Uma média de cinco filhos por mulher é considerada a taxa de substituição de uma população, provocando uma relativa instabilidade em termos de números absolutos. Taxas acima de cinco filhos indicam população crescendo em tamanho cuja idade média está em ascensão
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é (A).
O texto afirma que as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, mas há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas. Na África Subsaariana, por exemplo, as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo.

As outras alternativas estão incorretas por:

  • (B) – O texto afirma que a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais são fatores que contribuem para a persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento.
  • (C) – O texto afirma que o aumento do uso de contraceptivos é um fator que contribui para o declínio das taxas de fecundidade, não para o seu aumento.
  • (D) – A taxa de fecundidade total é uma medida da quantidade média de filhos que uma mulher teria ao longo da sua vida reprodutiva, enquanto a taxa bruta de natalidade é uma medida do número de nascimentos ocorridos em um ano para cada 1.000 habitantes. A taxa de longevidade é uma medida do número médio de anos que uma pessoa pode esperar viver.
  • (E) – A taxa de substituição é de 2,1 filhos por mulher. Taxas acima de 2,1 indicam população crescendo em tamanho, enquanto taxas abaixo de 2,1 indicam população em declínio.

5) (UCB – Adaptada) Leia o texto acerca do crescimento demográfico e em seguida julgue os itens como V ou F.

O crescimento da população mundial

A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os motivos do aumento da população são, segundo o estudo, maior longevidade e melhora de acesso ao tratamento do HIV e da AIDS. O estudo, elaborado pela divisão de população do Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos da ONU (DESA), analisa as tendências demográficas no âmbito nacional, regional e mundial, com a ideia de servir como indicador para as pesquisas e estatísticas que são feitas no órgão. De acordo com a pesquisa, o mundo terá um aumento de 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 6,7 bilhões que deverá alcançar em julho deste ano a 9,2 bilhões em 2050, segundo o informe. O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950 e será absorvido, em sua maioria, pelos países em desenvolvimento. Sozinhos, estes países devem passar de 5,4 bilhões de habitantes em 2007 para 7,9 bilhões de habitantes em 2050.

I.  (  ) O texto infere que o crescimento demográfico ocorrerá de forma constante nos diferentes grupos de países do globo.
II. (  ) Nos países africanos, mesmo com uma grande parte da população contaminada pela AIDS e outras doenças, existe uma grande diferença entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Esse fato explica o incremento populacional na África.
III.(  ) O aumento da expectativa de vida, além de promover a elevação populacional, também provoca preocupações institucionais e sociais acerca da qualidade de vida oferecida para a população idosa.
IV.(  ) O Brasil, por sua grande dimensão territorial e baixo índice de povoamento, não tem que se preocupar com políticas públicas voltadas para os idosos .

FAZER COMENTÁRIO

I. Falso. O texto afirma que o crescimento demográfico será maior nos países em desenvolvimento, que já têm taxas de natalidade e mortalidade mais altas do que os países desenvolvidos. Portanto, o crescimento demográfico não ocorrerá de forma constante nos diferentes grupos de países do globo.

II. Verdadeiro. O texto afirma que a maior longevidade é um dos motivos do aumento da população mundial. No caso dos países africanos, o aumento da expectativa de vida, mesmo com a AIDS e outras doenças, ainda é um fator importante para o crescimento demográfico.

III. Verdadeiro. O aumento da expectativa de vida, além de promover a elevação populacional, também provoca preocupações institucionais e sociais acerca da qualidade de vida oferecida para a população idosa. Isso porque os idosos representam um grupo populacional com necessidades específicas, como cuidados de saúde, assistência social e políticas públicas de inclusão.

IV. Falso. O Brasil tem um índice de envelhecimento populacional acelerado, com uma expectativa de vida de 76,7 anos em 2023. Isso significa que o país terá uma população cada vez mais idosa nas próximas décadas. Portanto, o Brasil precisa se preocupar com políticas públicas voltadas para os idosos, como saúde, assistência social e habitação.

Continua após a publicidade..