Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto e marque a alternativa correta:

Tendências globais em fecundidade

A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar.

Fonte: Population Reference Bureau, 2011.

Com base no texto, é CORRETO afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é (A).
O texto afirma que as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, mas há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas. Na África Subsaariana, por exemplo, as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo.

As outras alternativas estão incorretas por:

  • (B) – O texto afirma que a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais são fatores que contribuem para a persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento.
  • (C) – O texto afirma que o aumento do uso de contraceptivos é um fator que contribui para o declínio das taxas de fecundidade, não para o seu aumento.
  • (D) – A taxa de fecundidade total é uma medida da quantidade média de filhos que uma mulher teria ao longo da sua vida reprodutiva, enquanto a taxa bruta de natalidade é uma medida do número de nascimentos ocorridos em um ano para cada 1.000 habitantes. A taxa de longevidade é uma medida do número médio de anos que uma pessoa pode esperar viver.
  • (E) – A taxa de substituição é de 2,1 filhos por mulher. Taxas acima de 2,1 indicam população crescendo em tamanho, enquanto taxas abaixo de 2,1 indicam população em declínio.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..