Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UCB – Adaptada) Leia o texto acerca do crescimento demográfico e em seguida julgue os itens como V ou F.

O crescimento da população mundial

A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os motivos do aumento da população são, segundo o estudo, maior longevidade e melhora de acesso ao tratamento do HIV e da AIDS. O estudo, elaborado pela divisão de população do Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos da ONU (DESA), analisa as tendências demográficas no âmbito nacional, regional e mundial, com a ideia de servir como indicador para as pesquisas e estatísticas que são feitas no órgão. De acordo com a pesquisa, o mundo terá um aumento de 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 6,7 bilhões que deverá alcançar em julho deste ano a 9,2 bilhões em 2050, segundo o informe. O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950 e será absorvido, em sua maioria, pelos países em desenvolvimento. Sozinhos, estes países devem passar de 5,4 bilhões de habitantes em 2007 para 7,9 bilhões de habitantes em 2050.

I.  (  ) O texto infere que o crescimento demográfico ocorrerá de forma constante nos diferentes grupos de países do globo.
II. (  ) Nos países africanos, mesmo com uma grande parte da população contaminada pela AIDS e outras doenças, existe uma grande diferença entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Esse fato explica o incremento populacional na África.
III.(  ) O aumento da expectativa de vida, além de promover a elevação populacional, também provoca preocupações institucionais e sociais acerca da qualidade de vida oferecida para a população idosa.
IV.(  ) O Brasil, por sua grande dimensão territorial e baixo índice de povoamento, não tem que se preocupar com políticas públicas voltadas para os idosos .

Continua após a publicidade..

Resposta:

I. Falso. O texto afirma que o crescimento demográfico será maior nos países em desenvolvimento, que já têm taxas de natalidade e mortalidade mais altas do que os países desenvolvidos. Portanto, o crescimento demográfico não ocorrerá de forma constante nos diferentes grupos de países do globo.

II. Verdadeiro. O texto afirma que a maior longevidade é um dos motivos do aumento da população mundial. No caso dos países africanos, o aumento da expectativa de vida, mesmo com a AIDS e outras doenças, ainda é um fator importante para o crescimento demográfico.

III. Verdadeiro. O aumento da expectativa de vida, além de promover a elevação populacional, também provoca preocupações institucionais e sociais acerca da qualidade de vida oferecida para a população idosa. Isso porque os idosos representam um grupo populacional com necessidades específicas, como cuidados de saúde, assistência social e políticas públicas de inclusão.

IV. Falso. O Brasil tem um índice de envelhecimento populacional acelerado, com uma expectativa de vida de 76,7 anos em 2023. Isso significa que o país terá uma população cada vez mais idosa nas próximas décadas. Portanto, o Brasil precisa se preocupar com políticas públicas voltadas para os idosos, como saúde, assistência social e habitação.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..