Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com o início da Primeira Guerra Mundial, as mulheres passaram a exercer um papel essencial para a sociedade, estas, deixaram de praticar apenas tarefas domésticas e passaram a ocupar espaço na agricultura, no comércio e nas fábricas, principalmente nas de armamento. Muitas estiveram presentes na guerra prestando serviços médicos.

Questão sobre as mulheres na Primeira Guerra Mundial

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa CORRETA:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa CORRETA é a letra A)Durante a Primeira Guerra Mundial as mulheres passaram a ocupar lugares antes permitidos somente aos homens, o que favoreceu os movimentos feministas da época.

  • A imagem mostra três cartazes da época da guerra que incentivam as mulheres a servir à França, à Grã-Bretanha e à Cruz Vermelha Belga, respectivamente. Esses cartazes demonstram como as mulheres foram chamadas a participar ativamente do esforço de guerra, tanto no front quanto na retaguarda.
  • As mulheres desempenharam um papel importante na Primeira Guerra Mundial, ocupando novos empregos na indústria, na agricultura, no transporte, nos hospitais e em outros setores. Por exemplo, na Alemanha, o número de mulheres na indústria aumentou de 26 para 43 por cento, enquanto na Grã-Bretanha, 2 milhões de mulheres substituíram os homens em seus empregos.
  • Além disso, a participação das mulheres na guerra favoreceu os movimentos feministas da época, que reivindicavam mais direitos e independência para as mulheres. Por exemplo, na Grã-Bretanha, as mulheres conquistaram o direito ao voto em 1918, em parte graças à sua contribuição para a guerra. Nos Estados Unidos, as mulheres também ganharam o sufrágio em 1920, após uma intensa campanha que usou o argumento de que as mulheres mereciam a cidadania plena por seu papel na guerra.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..