Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Primeira Guerra Mundial - História - 9º ano

Continua após a publicidade..

1) Sobre o Tratado de Versalhes é correto afirmar:

  • A) que os vencedores França e Grã-Bretanha deram as condições para derrotada Rússia, que havia permanecido na Guerra apesar da Revolução Russa de 1917.
  • B) com o Tratado, a Alemanha foi considerada a única culpada pela Guerra, tendo que pagar pesadas indenizações aos países participantes e mergulhando em uma grande crise.
  • C) o Tratado de Versalhes penalizou duramente a França que teve perdas financeiras e de território, arrastando esse país para uma grande crise política.
  • D) o Tratado de Versalhes não foi aceito pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial, devido às grandes e duras restrições a Grã-Bretanha e ao Império Russo.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra B) com o Tratado, a Alemanha foi considerada a única culpada pela Guerra, tendo que pagar pesadas indenizações aos países participantes e mergulhando em uma grande crise.

O Tratado de Versalhes penalizou duramente a Alemanha, que foi considerada a única culpada pela guerra e teve que pagar pesadas indenizações aos países vencedores, além de perder territórios e colônias. Essas condições levaram a Alemanha a uma grave crise econômica e social, que facilitou a ascensão do nazismo na década de 1930.

Continua após a publicidade..

2) Com o início da Primeira Guerra Mundial, as mulheres passaram a exercer um papel essencial para a sociedade, estas, deixaram de praticar apenas tarefas domésticas e passaram a ocupar espaço na agricultura, no comércio e nas fábricas, principalmente nas de armamento. Muitas estiveram presentes na guerra prestando serviços médicos.

Questão sobre as mulheres na Primeira Guerra Mundial

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa CORRETA:

  • A) Durante a Primeira Guerra Mundial as mulheres passaram a ocupar lugares antes permitidos somente aos homens, o que favoreceu os movimentos feministas da época.
  • B) Mesmo ocupando os mesmos lugares que os homens e realizando os mesmos trabalhos, as mulheres nunca desejaram trabalhar fora do ambiente familiar.
  • C) As mulheres não puderam participar de forma alguma da Primeira Guerra Mundial devido ao avanço do machismo estrutural.
  • D) Apesar das contribuições nos trabalhos do campo, as mulheres não puderam ocupar postos de trabalho nas fábricas dos centros urbanos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa CORRETA é a letra A)Durante a Primeira Guerra Mundial as mulheres passaram a ocupar lugares antes permitidos somente aos homens, o que favoreceu os movimentos feministas da época.

  • A imagem mostra três cartazes da época da guerra que incentivam as mulheres a servir à França, à Grã-Bretanha e à Cruz Vermelha Belga, respectivamente. Esses cartazes demonstram como as mulheres foram chamadas a participar ativamente do esforço de guerra, tanto no front quanto na retaguarda.
  • As mulheres desempenharam um papel importante na Primeira Guerra Mundial, ocupando novos empregos na indústria, na agricultura, no transporte, nos hospitais e em outros setores. Por exemplo, na Alemanha, o número de mulheres na indústria aumentou de 26 para 43 por cento, enquanto na Grã-Bretanha, 2 milhões de mulheres substituíram os homens em seus empregos.
  • Além disso, a participação das mulheres na guerra favoreceu os movimentos feministas da época, que reivindicavam mais direitos e independência para as mulheres. Por exemplo, na Grã-Bretanha, as mulheres conquistaram o direito ao voto em 1918, em parte graças à sua contribuição para a guerra. Nos Estados Unidos, as mulheres também ganharam o sufrágio em 1920, após uma intensa campanha que usou o argumento de que as mulheres mereciam a cidadania plena por seu papel na guerra.

3) Sobre as fases da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

  • A) foi dividida em duas, a Guerra de Movimento e a Guerra de Trincheiras.
  • B) a Guerra de Movimento era marcada por grandes buracos cercados de arame farpado onde os soldados ficavam para se defender dos ataques do lado oposto.
  • C) a Guerra de Trincheiras foi a primeira fase da Primeira Guerra, marcada pelo avanço de tropas em ataques rápidos.
  • D) foi dividida em quatro grandes fases, a Guerra do Norte, Guerra do Sul, Guerra do Leste e Guerra do Oeste.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra A, pois a Primeira Guerra Mundial foi dividida em duas fases principais: a Guerra de Movimento e a Guerra de Trincheiras. A Guerra de Movimento ocorreu no início do conflito, em 1914, quando os exércitos tentavam avançar e conquistar posições no front. A Guerra de Trincheiras aconteceu entre 1915 e 1917, quando os exércitos se entrincheiraram em valas para se defender dos ataques inimigos. A última fase da guerra, em 1918, foi chamada de Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final, quando os aliados conseguiram romper as linhas alemãs e encerrar o conflito.

Continua após a publicidade..

4) Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”?

  • A) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
  • B) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
  • C) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
  • D) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra B) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.

As alianças militares tinham como objetivo garantir maior poder bélico e político, para contra-atacar países rivais e também para defender países aliados. Essas alianças eram a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália; e a Tríplice Entente, formada pela Rússia, França e Inglaterra. Esses blocos se enfrentaram na Primeira Guerra Mundial, que foi desencadeada pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, em Sarajevo, em 1914.

5) (UFSC) O campo de batalha é terrível. Há um cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante.

BINDING, Rudolf Georg. Um fatalista na guerra. In: MARQUES, Adhemar et alii. História contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119.

Sobre a Primeira Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:

  • A) a Primeira Guerra Mundial tem suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época
  • B) a entrada da Rússia na guerra, logo após a Revolução Bolchevique de 1917, foi decisiva para o desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Aliança
  • C) não houve participação brasileira na Primeira Guerra, pois a organização do país como República, imprescindível para a formação de tropas militares, ainda era muito recente
  • D) a gripe espanhola ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e foi vista como ameaça para as nações em conflito; porém, com o desenvolvimento dos antibióticos no início do século XX, a doença foi controlada sem gerar maiores consequências
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a alternativa A. A Primeira Guerra Mundial tem suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época.

As outras alternativas são incorretas pelos seguintes motivos:

  • A alternativa B é falsa porque a Rússia saiu da guerra em 1918, após assinar o Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, e não teve influência no desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Entente.
  • A alternativa C é falsa porque o Brasil participou da Primeira Guerra Mundial ao lado dos Aliados, enviando uma missão médica e uma divisão naval para o conflito.
  • A alternativa D é falsa porque a gripe espanhola não foi controlada com antibióticos, mas sim com o desenvolvimento de vacinas e medidas de isolamento social . Além disso, os antibióticos só foram descobertos na década de 1920, após o fim da guerra.
Continua após a publicidade..

6) (Mackenzie) Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.

  • A) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo.
  • B) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, o desemprego, a partilha da África, o neocolonialismo e o desmembramento da Tchecoslováquia.
  • C) O Anschluss, a Política de apaziguamento, a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Conferência de Versalhes.
  • D) O fim dos Impérios Otomano e Áustro-Húngaro, a formação da Tríplice Entente, o Plano Schlieffen, o assassinato do Arquiduque Ferdinando.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial é a letra A.

O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo. Esses fatores estão presentes em vários dos resultados da pesquisa que realizei, como por exemplo, no primeiro1 e no segundo2. O imperialismo foi a política de expansão e domínio territorial, econômico e cultural de algumas potências europeias sobre outras regiões do mundo, principalmente na África e na Ásia. O rompimento do equilíbrio europeu foi o resultado da ascensão da Alemanha como uma potência industrial e militar, que desafiou a hegemonia da Inglaterra e da França. O nacionalismo foi o sentimento de pertencimento e identidade de um povo, que muitas vezes se manifestou de forma exacerbada e agressiva, buscando a formação ou a defesa de Estados-nação.

A política das alianças foi o sistema de acordos e tratados entre as nações europeias, que formaram dois blocos rivais: a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia). As questões balcânicas foram os conflitos étnicos, religiosos e territoriais na região dos Bálcãs, que envolveram principalmente a Sérvia, a Áustria-Hungria e a Rússia. O incidente de Sarajevo foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, por um nacionalista sérvio, em 28 de junho de 1914, que foi o estopim para o início da guerra.