Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFSC) O campo de batalha é terrível. Há um cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante.

BINDING, Rudolf Georg. Um fatalista na guerra. In: MARQUES, Adhemar et alii. História contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119.

Sobre a Primeira Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a alternativa A. A Primeira Guerra Mundial tem suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época.

As outras alternativas são incorretas pelos seguintes motivos:

  • A alternativa B é falsa porque a Rússia saiu da guerra em 1918, após assinar o Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, e não teve influência no desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Entente.
  • A alternativa C é falsa porque o Brasil participou da Primeira Guerra Mundial ao lado dos Aliados, enviando uma missão médica e uma divisão naval para o conflito.
  • A alternativa D é falsa porque a gripe espanhola não foi controlada com antibióticos, mas sim com o desenvolvimento de vacinas e medidas de isolamento social . Além disso, os antibióticos só foram descobertos na década de 1920, após o fim da guerra.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..