Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Mackenzie) Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial é a letra A.

O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo. Esses fatores estão presentes em vários dos resultados da pesquisa que realizei, como por exemplo, no primeiro1 e no segundo2. O imperialismo foi a política de expansão e domínio territorial, econômico e cultural de algumas potências europeias sobre outras regiões do mundo, principalmente na África e na Ásia. O rompimento do equilíbrio europeu foi o resultado da ascensão da Alemanha como uma potência industrial e militar, que desafiou a hegemonia da Inglaterra e da França. O nacionalismo foi o sentimento de pertencimento e identidade de um povo, que muitas vezes se manifestou de forma exacerbada e agressiva, buscando a formação ou a defesa de Estados-nação.

A política das alianças foi o sistema de acordos e tratados entre as nações europeias, que formaram dois blocos rivais: a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia). As questões balcânicas foram os conflitos étnicos, religiosos e territoriais na região dos Bálcãs, que envolveram principalmente a Sérvia, a Áustria-Hungria e a Rússia. O incidente de Sarajevo foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, por um nacionalista sérvio, em 28 de junho de 1914, que foi o estopim para o início da guerra.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..