Continua após a publicidade..
(PUCCamp SP/2019) O Império Romano atingiu um grande domínio territorial no ápice de sua expansão, mas, a partir do século V, conheceu um processo de declínio e fragmentação. Dentre os fatores que explicam esse processo, cabe mencionar
- A) a política dos imperadores que optaram, no século I, pelo fim do expansionismo e pela desocupação de regiões mais distantes devido aos custos que representavam para Roma.
- B) os conflitos sociais provocados pela imposição, aos povos dominados, do catolicismo como a religião oficial de Roma, a partir do ano zero.
- C) as disputas políticas entre o governo do Império Romano do Ocidente e o do Império Romano do Oriente, que resultaram na vitória desse último e na imposição de duras medidas e represálias ao império rival, que não resistiu.
- D) as dificuldades administrativas decorrentes de sua extensão, da crise do escravismo e das invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império.
- E) as revoltas da plebe precipitadas pela sonegação de impostos nos territórios invadidos, que causou crise econômica e agravou a situação de pobreza social quando o império se expandiu
Continua após a publicidade..
Resposta:
A resposta correta é a alternativa D) as dificuldades administrativas decorrentes de sua extensão, da crise do escravismo e das invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império. Isso porque o declínio do Império Romano foi causado por vários fatores internos e externos, entre eles:
- A extensão territorial do Império, que dificultava o controle político, militar e econômico das províncias mais distantes. O Império Romano chegou a ter cerca de 10 milhões de km², abrangendo partes da Europa, África e Ásia.
- A crise do escravismo, que era a base da economia romana. A escassez de mão de obra escrava, devido ao fim das guerras de conquista, levou ao aumento dos custos de produção e à queda da produtividade. Além disso, houve revoltas de escravos, como a de Espártaco, que abalaram a ordem social.
- As invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império, chamados de bárbaros pelos romanos. Esses povos, como os hunos, os godos, os vândalos, os francos, entre outros, pressionavam as fronteiras do Império, buscando terras, riquezas e refúgio das guerras e das migrações. Eles conseguiram penetrar no território romano, saqueando cidades, destruindo obras públicas e enfraquecendo o poder imperial.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário