Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
431) As pessoas, grupos e comunidades assistidas pela Defensoria Pública, muitas vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Noção transversal, nas políticas sociais e no campo socioassistencial,
- A) conceitualmente é sinônimo de risco social, comumente vivido por famílias, grupos e comunidade.
- B) teve origem no campo da aids, na interface entre direitos humanos e saúde, correspondendo à vulnerabilidade institucional ou programática.
- C) tem sido utilizada para precisar o risco individual de negligência, ruptura e abandono familiar.
- D) indica desintegração, desfiliação ou marginalidade.
- E) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social.
A alternativa correta é letra E) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social.
Gabarito Letra E
As pessoas, grupos e comunidades assistidas pela Defensoria Pública, muitas vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Noção transversal, nas políticas sociais e no campo socioassistencial,
a) conceitualmente é sinônimo de risco social, comumente vivido por famílias, grupos e comunidade.
Errado. O risco social é uma forma mais complexa e agravada de vulnerabilidade social.
b) teve origem no campo da aids, na interface entre direitos humanos e saúde, correspondendo à vulnerabilidade institucional ou programática.
Errado. Vulnerabilidade social não corresponde à vulnerabilidade institucional.
“Originário do movimento de Direitos Humanos, o termo vulnerabilidade difundiu-se na década de 80 no campo da saúde pública ao tratar da epidemia da Aids. As características dessa epidemia, a maneira como ela foi atingindo grupos – de diversas formas e em diferentes países – fez com que se articulasse a incidência do vírus com o contexto sócio-econômico, buscando esclarecer quais grupos sociais e indivíduos poderiam estar mais ou menos vulneráveis a vitimização pela epidemia. A partir dessa articulação os termos riscos e população de risco foram, gradativamente, substituídos pelo termo vulnerabilidade.”
c) tem sido utilizada para precisar o risco individual de negligência, ruptura e abandono familiar.
Errado. A vulnerabilidade social não é uma variável precisa.
d) indica desintegração, desfiliação ou marginalidade.
Errado. A vulnerabilidade social indica exclusão e falta de representatividade, que pode ocorrer por uma gama ampla de fatores.
e) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social.
Certo! Essa é uma definição adequada para o conceito de vulnerabilidade social.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16109/16109_5.PDF
432) A partir dos pressupostos epistemológicos do Construcionismo Social, para o estudo, análise e intervenção em situações de violência, compreende-se que
- A) a violência é um fenômeno construído histórico e socialmente que precisa ser desnaturalizado, desessencializado e entendido no seu contexto de produção.
- B) deve-se fazer intervenção clínica individual para que as vítimas compreendam sua participação na situação de violência.
- C) deve-se considerar o fenômeno a partir da relação dialética do homem com o mundo em que vive e das condições criadas pelo materialismo histórico.
- D) é necessário conhecer como a violência é representada socialmente pelas pessoas, grupos e comunidades envolvidas.
- E) a violência é um fenômeno social natural que corresponde à realidade de cada sociedade e cultura.
A alternativa correta é letra A) a violência é um fenômeno construído histórico e socialmente que precisa ser desnaturalizado, desessencializado e entendido no seu contexto de produção.
A partir dos pressupostos epistemológicos do Construcionismo Social, para o estudo, análise e intervenção em situações de violência, compreende-se que
Antes de analisarmos as alternativas elencadas para o exercício desta questão, é necessário termos uma noção sintetizada sobre a atuação com base no Construcionismo. Segundo Lopes & Cordeiro (2018, p. 230):
“Na Psicologia Social, o construcionismo tem, entre seus principais porta-vozes, Kenneth Gergen e Mary Gergen (2011). No livro Reflexiones sobre la construcción social, esses autores destacam que o propósito de tal perspectiva é compreender a compreensão das coisas. Compreender como as pessoas descrevem, explicam e dão conta do mundo. [...] essa forma de se posicionar sobre o conhecimento implica “abdicar de uma visão representacionista do conhecimento, a qual tem como pressuposto a concepção de mente como espelho da natureza”. O conhecimento, do ponto de vista construcionista, não é entendido como uma coisa localizada no interior da mente, mas, sim, como uma produção coletiva.”
Considerando a questão do Construcionismo Social para o manejo de situações de violência, Lopes & Cordeiro (2018, p. 229) destacam:
“Do ponto de vista construcionista, cabe, então, desnaturalizarmos a violência desse gesto e reestabelecermos suas dimensões histórica, social e cultural, analisando as condições que facultaram sua transformação num ato violento e moralmente condenável, as implicações dessa transformação e seus efeitos sobre a realidade. Inspirados nas reflexões de Ibáñez (2005), orientadas pelo projeto intelectual foucaultiano, consideramos que a violência parental, assim como a loucura, foi instituída, num momento específico, por um conjunto de instituições, práticas e relações de poder. Não se trata de um fenômeno a-histórico. Não existe algo como a essência (invariável) dessa violência.”
Com base no exposto vamos a análise das alternativas:
a) a violência é um fenômeno construído histórico e socialmente que precisa ser desnaturalizado, desessencializado e entendido no seu contexto de produção. (Alternativa CORRETA. De acordo com o recorte textual supracitado, a violência com base na perspectiva construcionista não pode ser entendida alienada do seu contexto de produção já que constitui um fenômeno que envolve uma série de dimensões.)
b) deve-se fazer intervenção clínica individual para que as vítimas compreendam sua participação na situação de violência. (Alternativa Incorreta. Considerando que na abordagem em questão a problemática da violência deve ser compreendida a partir de uma perspectiva coletiva, uma intervenção de cunho individual contraria o manejo sugerido)
c) deve-se considerar o fenômeno a partir da relação dialética do homem com o mundo em que vive e das condições criadas pelo materialismo histórico. (Alternativa Incorreta. Em relação ao fenômeno da violência Lopes & Cordeiro, 2018, p. 225-229, destacam:
“a relação entre cultura e violência é, pois, dialética: ao mesmo tempo em que práticas e relações consideradas violentas administram e limitam expressões significativas de vários tipos”
“Por conseguinte, não se trata de investigar as mudanças ao longo da história na forma como a interpretamos e lidamos com ela. Afinal, tal proposta de investigação parte de um pressuposto essencialista (e anticonstrucionista por definição): os olhares mudam, mas o objeto do olhar permanece intocável, imutável. Como se fosse independente da própria forma como é visto, conhecido. Trata-se, sim, de entender como a violência parental foi efetivamente criada. De entender quais práticas concorreram, em diversos âmbitos da existência, para produzir o que hoje ela se tornou"
d) é necessário conhecer como a violência é representada socialmente pelas pessoas, grupos e comunidades envolvidas. (Alternativa Incorreta. Note que no Construcionismo a noção representacionista é substituída pelo exercício de uma compreensão baseada em uma construção coletiva)
e) a violência é um fenômeno social natural que corresponde à realidade de cada sociedade e cultura. (Alternativa Incorreta. Na perspectiva do Cosntrucionismo a violência é um fenômeno de construção coletiva que abrange diversas dimensões, tais como histórica, social e cultural.)
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Fonte consultada:
LOPES, Felipe Tavares Paes; CORDEIRO, Mariana Prioli . Comunicação, violência e problemas sociais: uma leitura construcionista. ORGANICOM (USP), v. 25, p. 223-235, 2018. Disponível em DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150583
433) Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por
- A) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.
- B) violência institucional, provocada pelas disputas de poder entre indivíduos e grupos nas comunidades.
- C) estigmas sociais, entendidos como processos cognitivos em que se forma um conceito sobre o outro, mesmo sem conhecê-lo.
- D) preconceitos, formados com base na discriminação individual e social.
- E) discriminações negativas e positivas em que são tratadas, respectivamente, por suas diferenças e igualdades.
A alternativa correta é letra A) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.
Gabarito Letra A
Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por
a) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.
Certo! Essas exclusões sociais são reforçadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais. Essas ideologias referem-se a sistemas de crenças, valores e práticas que legitimam e perpetuam a dominação de certos grupos sobre outros. Elas muitas vezes marginalizam e discriminam as populações socialmente vulneráveis, reforçando sua exclusão social. Além disso, as desigualdades históricas e sociais desempenham um papel significativo na manutenção da vulnerabilidade dessas populações.
b) violência institucional, provocada pelas disputas de poder entre indivíduos e grupos nas comunidades.
Errado. A violência institucional é a provocada por instituições como hospitais, escolas, delegacias, etc.
c) estigmas sociais, entendidos como processos cognitivos em que se forma um conceito sobre o outro, mesmo sem conhecê-lo.
Errado. Esse é o conceito de preconceito, não de estigma social.
d) preconceitos, formados com base na discriminação individual e social.
Errado. A discriminação é consequência do preconceito, não o contrário.
e) discriminações negativas e positivas em que são tratadas, respectivamente, por suas diferenças e igualdades.
Errado. Esses grupos não passam por situações de discriminação positiva.
Nosso gabarito é Letra A.
434) Mulher de 29 anos, solteira, sem filhos e gestante do primeiro filho, iniciou relacionamento com o pai do bebê há dois anos. Atualmente estão separados, mas mantêm uma relação instável e conflituosa. A jovem é independente financeiramente e tem uma vida social preenchida com amigos entre outros divertimentos. Tem uma aparência cuidada e vistosa. Sua relação com o pai do bebê inicialmente era positiva, no entanto, ao iniciarem a vivência conjunta, o namorado tornou-se desconfiado e ciumento. E então a jovem mãe passou a dar conta de todos os seus compromissos ao companheiro. Ele não aceitava as explicações dela respondendo com violência às mesmas. Passou a jogar objetos na parede e no chão, partindo-os. Passou a agredi-la verbalmente diante de situações sociais e em uma das oportunidades acabou por pegar uma faca e ameaçá-la. Culminou com a saída do companheiro de casa. O julgamento da jovem é de que ela deve ter feito algo muito grave para que ele agisse assim, ele as vezes tem uns ataques de fúria por ciúmes, deve ser porque gosta muito de mim – diz ela. A jovem deixou de sair e de cuidar-se. Sente-se apaixonada pelo pai do bebê e refere não conseguir viver sem ele.
Em relação ao caso descrito, é correto afirmar que
- A) a jovem é vítima de violência conjugal, física e psicológica mesmo sem residir com o namorado e seus sentimentos são de culpa e negação.
- B) pode-se inferir que a jovem é vítima de violência sexual, tendo a esquiva como seu principal comportamento.
- C) retrata uma relação de negligência por parte do companheiro que abandonou a jovem gestante.
- D) apenas a violência psicológica está retratada.
- E) a violência descrita tem como motivação o uso de álcool e de entorpecentes por parte do pai da criança.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão Anulada
Mulher de 29 anos, solteira, sem filhos e gestante do primeiro filho, iniciou relacionamento com o pai do bebê há dois anos. Atualmente estão separados, mas mantêm uma relação instável e conflituosa. A jovem é independente financeiramente e tem uma vida social preenchida com amigos entre outros divertimentos. Tem uma aparência cuidada e vistosa. Sua relação com o pai do bebê inicialmente era positiva, no entanto, ao iniciarem a vivência conjunta, o namorado tornou-se desconfiado e ciumento. E então a jovem mãe passou a dar conta de todos os seus compromissos ao companheiro. Ele não aceitava as explicações dela respondendo com violência às mesmas. Passou a jogar objetos na parede e no chão, partindo-os. Passou a agredi-la verbalmente diante de situações sociais e em uma das oportunidades acabou por pegar uma faca e ameaçá-la. Culminou com a saída do companheiro de casa. O julgamento da jovem é de que ela deve ter feito algo muito grave para que ele agisse assim, ele as vezes tem uns ataques de fúria por ciúmes, deve ser porque gosta muito de mim – diz ela. A jovem deixou de sair e de cuidar-se. Sente-se apaixonada pelo pai do bebê e refere não conseguir viver sem ele.
Em relação ao caso descrito, é correto afirmar que
a) a jovem é vítima de violência conjugal, física e psicológica mesmo sem residir com o namorado e seus sentimentos são de culpa e negação.
De acordo com o TJ-MG:
"Violência física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.
Violência psicológica: qualquer conduta que cause a mulher dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.
Violência sexual: qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.
Violência patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos da mulher, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;
Violência moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria."
O caso trouxe ameaças de violência física, porém não falou que ocorreu esse tipo de violência.
Questão Falsa.
b) pode-se inferir que a jovem é vítima de violência sexual, tendo a esquiva como seu principal comportamento.
De acordo com as definições que vimos acima, percebemos que a questão não trouxe um exemplo de violência sexual.
Questão Falsa.
c) retrata uma relação de negligência por parte do companheiro que abandonou a jovem gestante.
De acordo com o CEVS-RS:
"Negligência/Abandono: É a omissão pela qual se deixou de prover as necessidades e cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da pessoa atendida/vítima. Ex.: privação de medicamentos; falta de cuidados necessários com a saúde; descuido com a higiene; ausência de proteção contra as inclemências do meio, como o frio e o calor; ausência de estímulo e de condições para a frequência à escola. O abandono é uma forma extrema de negligência, é o tipo mais comum de violência contra crianças."
A questão não falou que a vítima foi privada de cuidados básicos.
Questão Falsa.
d) apenas a violência psicológica está retratada.
Segundo a definição que trouxemos, pode-se dizer que houve, também, violência moral. Afinal, a mulher foi vítima de agressões verbais em situações sociais.
Questão Falsa.
e) a violência descrita tem como motivação o uso de álcool e de entorpecentes por parte do pai da criança.
A questão não falou sobre o uso de substâncias psicoativas.
Questão Falsa.
A banca decidiu anular a questão, pois não há resposta correta. Veja a justificativa da AOCP:
"JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista a inexistência de uma alternativa correta, pois no caso apresentado pelo enunciado da questão, não ficou retratada a violência patrimonial e tampouco a violência física.
Quanto à violência conjugal, esta é retratada uma vez que o termo caracteriza os comportamentos numa relação íntima que causem dano físico, sexual ou psicológico, incluindo a agressão física, coação sexual, abuso psicológico e comportamentos controladores. Essa violência pode variar na frequência e severidade e ocorre de forma contínua, variando entre agressões ligeiras, que podem ou não ter impacto na vítima, até a agressão física crônica e severa.
De acordo com Saltzman e colaboradores (2002, cit. CDC, 2011), existem 4 tipos principais de violência conjugal: violência física, violência sexual, ameaças de violência física ou sexual e violência psicológica ou emocional. Portanto recurso deferido."
Questão, portanto, ANULADA.
435) A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue o item que se segue.
A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Antes de analisarmos o erro do item em questão, precisamos conhecer os elementos básicos envolvidos no processo de comunicação. Bohrer (2013) menciona que o Esquema de Comunicação possui os seguintes elementos:
- Emissor: corresponde a fonte da comunicação ou aquele que emite a mensagem;
- Receptor: seria aquele que recebe a informação transmitida pelo emissor;
- Mensagem: diz respeito ao conteúdo, ou a informação que se transmite e se recebe.
- Canal: parte material que viabiliza a comunicação. Por exemplo, o ar, no caso da da comunicação verbal;
- Código: seria o conjunto de sinais ou signos, que mediante determinadas regras são utilizados para se transmitir as mensagens. O código deve ser compartilhado pelos envolvidos na comunicação;
- Contexto: corresponde ao espaço que envolve a situação de comunicação.
Considerando os elementos listados no esquema de comunicação, acompanhe agora a colocação feita por Bordenave (1995, p. 20), sobre a interação entre eles:
“Na comunicação há sempre uma intenção básica: como fonte codificadora, certamente a pessoa espera que o receptor selecione sua mensagem, a compreenda, a aceite e, finalmente, a aplique. O receptor decodificador, por sua vez, também tem uma intenção básica: deseja selecionar o que é importante para ele, entender, avaliar para decidir se aceita ou não, e aplicar o que achar válido na mensagem”
Com base no raciocínio desenvolvido vamos a análise do item:
A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.
Os comportamentos emitidos por terceiros são decodificados, e não codificados pelo receptor, conforme afirmou a questão. Em se tratando de comunicação (não esqueça isso) a emissão está relacionada a fonte codificadora, e a decodificação ao receptor da mensagem. Contudo, vale ressaltar que a segunda parte da questão sobre “a seletividade de abstração e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno”, não está incorreta, já que o receptor seleciona e interpreta o conteúdo, de acordo com o que considera relevante.
Fontes citadas
Bohrer, L. C. T. Psicologia do trabalho. Santa Maria, UFSM, CTISM, Rede e-Tec Brasil, 2013.
Bordenave, J.E. D. Além dos meios e mensagens: introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência. 5. ed.Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
436) O psicólogo, no campo do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. A respeito da atuação do psicólogo no âmbito do SUAS, assinale a alternativa correta.
- A) O psicólogo não deve realizar nenhum tipo de trabalho coletivo, pois feriria o sigilo profissional.
- B) Estudos, pesquisas e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade não fazem parte das possibilidades de atuação do psicólogo.
- C) Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo e possibilitando encaminhamentos psicológicos, quando necessário.
- D) As atividades realizadas pelo psicólogo não devem contar com a participação de outros profissionais dentro do serviço para não prejudicar o trabalho em rede.
- E) O trabalho do psicólogo envolve proposições de políticas e ações relacionadas a apenas um grupo específico da comunidade.
A alternativa correta é letra C) Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo e possibilitando encaminhamentos psicológicos, quando necessário.
O psicólogo, no campo do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. A respeito da atuação do psicólogo no âmbito do SUAS, assinale a alternativa correta.
a) O psicólogo não deve realizar nenhum tipo de trabalho coletivo, pois feriria o sigilo profissional.
Essa afirmativa está em desacordo com o documento do CFP "Como os Psicólogos e as Psicólogas podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Informações para Gestoras e Gestores". Veja:
"Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo e a psicóloga podem atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, e desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar."
Assertiva Falsa.
b) Estudos, pesquisas e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade não fazem parte das possibilidades de atuação do psicólogo.
Essa afirmativa contraria o seguinte texto da Resolução nº 13/2007:
"2.10. Psicólogo especialista em Psicologia Social
(...) Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social."
Assertiva Falsa.
c) Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo e possibilitando encaminhamentos psicológicos, quando necessário.
Essa afirmativa está coerente com o texto do documento do CFP "Como os Psicólogos e as Psicólogas podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Informações para Gestoras e Gestores":
"Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo e a psicóloga podem atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, e desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar."
Assertiva Correta.
d) As atividades realizadas pelo psicólogo não devem contar com a participação de outros profissionais dentro do serviço para não prejudicar o trabalho em rede.
Outra afirmativa em desacordo com o documento do CFP. Veja:
"As ações devem ser integradas com outros (as) profissionais dentro do serviço, bem como com outros serviços visando o trabalho em rede."
Assertiva Falsa.
e) O trabalho do psicólogo envolve proposições de políticas e ações relacionadas a apenas um grupo específico da comunidade.
Essa afirmativa está em desacordo com o seguinte texto da Resolução nº 13/2007:
"2.10. Psicólogo especialista em Psicologia Social
(...)
Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.(...)"
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
437) A respeito das diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em caso de situação de pobreza, a retirada da criança e do adolescente do convívio familiar é necessária.
( ) A retirada da criança e do adolescente do convívio familiar deve ser uma medida rara.
( ) O atendimento especializado ofertado em abrigos e instituições é sempre superior ao cuidado que a família pode oferecer.
( ) Nas situações de enfraquecimento dos laços familiares, as estratégias deverão favorecer a reconstrução dos vínculos no grupo familiar.
- A) F – V – F – V.
- B) F – F – V – V.
- C) V – F – V – F.
- D) V – V – F – F.
- E) F – F – F – V.
A alternativa correta é letra A) F – V – F – V.
A respeito das diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em caso de situação de pobreza, a retirada da criança e do adolescente do convívio familiar é necessária.
Essa afirmativa contraria o documento "Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária". Veja:
"É importante destacar, que a situação de pobreza não constitui motivo suficiente para o afastamento do convívio familiar e institucionalização da criança e do adolescente – Art. 23 do ECA – nem a presença de uma deficiência, transtorno mental ou outros agravos."
Assertiva Falsa.
( ) A retirada da criança e do adolescente do convívio familiar deve ser uma medida rara.
Essa afirmativa está de acordo com o documento supracitado. Observe:
"Toda medida de proteção que indique o afastamento da criança e do adolescente de seu contexto familiar, podendo ocasionar suspensão temporária ou ruptura dos vínculos atuais, deve ser uma medida rara, excepcional."
Assertiva Correta.
( ) O atendimento especializado ofertado em abrigos e instituições é sempre superior ao cuidado que a família pode oferecer.
Essa afirmativa não está de acordo com o documento:
"É fundamental potencializar as competências da família para o enfrentamento de situações de suas vulnerabilidades, como por exemplo, a presença de um filho com deficiência, transtorno mental e/ou outros agravos. O foco deve ser o empoderamento e o protagonismo das famílias, a autonomia e a vida independente da pessoa com deficiência e, finalmente, a superação do mito de que o atendimento especializado em instituições de abrigo e reabilitação é superior ao cuidado que a própria família pode ofertar, quando devidamente apoiada pelas políticas públicas."
Assertiva Falsa.
( ) Nas situações de enfraquecimento dos laços familiares, as estratégias deverão favorecer a reconstrução dos vínculos no grupo familiar.
Afirmativa de acordo com o documento:
"Nas situações de risco e enfraquecimento dos vínculos familiares, as estratégias de atendimento deverão favorecer a reconstrução das relações no grupo familiar e a elaboração de novas referências."
Assertiva Correta.
Portanto, a sequência ficou F V F V. Encontramos a resposta na Letra A.
a) F – V – F – V.
b) F – F – V – V.
c) V – F – V – F.
d) V – V – F – F.
e) F – F – F – V.
438) A respeito da atuação do psicólogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.
- A) Deve privilegiar atendimentos psicoterapêuticos individuais.
- B) Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.
- C) Deve privilegiar um dado momento do ciclo de vida.
- D) Deve favorecer a dependência do usuário em relação ao SCFV.
- E) Deve evitar recursos metodológicos que propiciem vivências de sensibilidade.
A alternativa correta é letra B) Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.
A respeito da atuação do psicólogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.
Essa questão está baseada no documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)". Observe o seguinte trecho:
"B. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
70) O SCFV é complementar à ação do PAIF e amplia a atuação de prevenção na proteção social básica. Além do caráter preventivo, o serviço possui caráter proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Deve ser ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. A atuação da psicóloga e do psicólogo, deve privilegiar estrategias grupais, no SCFV propiciar espaços com características socioeducativas, lúdicas e socioculturais, que atendam as diferentes necessidades de convivência próprias a cada momento do ciclo de vida.
71) O SCFV tem a potência de trabalhar com atividades criativas, artísticas, folclóricas, étnicas e, portanto, culturais. Não são um fim em si mesmas, são estratégias metodológicas que favorecem a convivência. Produzem vivências de sensibilidade, de sentido estético, afirmam singularidades individuais, comunitárias e políticas. São alternativas à a cultura do entretenimento baseada no consumo e massificado. O trabalho de psicólogas e psicólogos pode enriquecer o planejamento e a produção dessas atividades, acompanhando o trabalho de educadores sociais, proporcionando apoio às suas ações, ao planejamento global desse serviço, e estando atento aos aspectos familiares e grupais que compõe as relações no SCFV em articulação com o PAIF. É importante ressaltar que a orientação técnica do SCFV orienta a constituição de referência técnica para esse serviço fora da equipe de referência técnica do PAIF."
Com base nisso, nota-se que a única alternativa que está de acordo com o documento supracitado é a Letra B.
a) Deve privilegiar atendimentos psicoterapêuticos individuais.
b) Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.
c) Deve privilegiar um dado momento do ciclo de vida.
d) Deve favorecer a dependência do usuário em relação ao SCFV.
e) Deve evitar recursos metodológicos que propiciem vivências de sensibilidade.
439) Assinale a alternativa que expresse corretamente um objetivo do reordenamento dos serviços de acolhimento institucional proposto pelo Plano Nacional de Proteção Promoção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
- A) Desintegração entre os serviços de Acolhimento Institucional e da Justiça da Infância e da Juventude.
- B) Acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar.
- C) Incentivo à colocação da criança e do adolescente para adoção.
- D) Incentivo ao afastamento dos membros familiares para evitar situações adversas.
- E) Incentivo à institucionalização da criança e do adolescente.
A alternativa correta é letra B) Acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar.
Assinale a alternativa que expresse corretamente um objetivo do reordenamento dos serviços de acolhimento institucional proposto pelo Plano Nacional de Proteção Promoção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Observe os objetivos que estão presentes no documento supracitado:
"No processo de reordenamento dos serviços de acolhimento institucional, em estreita articulação com a rede se serviços, deverão ser perseguidos os seguintes objetivos:
1) prevenção à ruptura de vínculos, por meio do trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou com vínculos fragilizados;
2) fortalecimento dos vínculos, apoio e acompanhamento necessário às famílias das crianças e dos adolescentes abrigados para a mudança de práticas de violação e para a reconstrução das relações familiares;
3) acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar;
4) articulação permanente entre os serviços de Acolhimento Institucional e a Justiça da Infância e da Juventude, para o acompanhamento adequado de cada caso, evitando-se o prolongamento desnecessário da permanência da criança e do adolescente na instituição; e
5) excepcionalmente, nos casos de encaminhamento para adoção pela autoridade judiciária, intervenção qualificada para a aproximação gradativa e a preparação prévia da criança, do adolescente e dos pretendentes, bem como acompanhamento no período de adaptação."
A única alternativa que cita um objetivo que está de acordo com o documento supracitado é a Letra B.
a) Desintegração entre os serviços de Acolhimento Institucional e da Justiça da Infância e da Juventude.
b) Acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar.
c) Incentivo à colocação da criança e do adolescente para adoção.
d) Incentivo ao afastamento dos membros familiares para evitar situações adversas.
e) Incentivo à institucionalização da criança e do adolescente.
440) Maria Luiza é gerente de crédito em uma grande instituição financeira e, embora ela seja muito inteligente e com grande bagagem intelectual para a realização de suas atividades, acaba, recorrentemente, falhando ou obtendo resultados abaixo do esperado. Com o tempo ela passou a “delegar” a seus colegas de melhor desempenho suas atividades mais complexas, eximindo-se de suas reais atribuições e responsabilidades.
Ela apresenta um baixo nível de autoconsciência, o que acarreta o desaparecimento da inibição, levando-a a comportar-se de um modo que não é o seu padrão. Considerando a hipótese acima, o estado mental de Maria Luiza é
- A) desindividuação.
- B) dessocialização.
- C) desregulação.
- D) despersonalização.
- E) descaracterização.
A alternativa correta é letra A) desindividuação.
Maria Luiza é gerente de crédito em uma grande instituição financeira e, embora ela seja muito inteligente e com grande bagagem intelectual para a realização de suas atividades, acaba, recorrentemente, falhando ou obtendo resultados abaixo do esperado. Com o tempo ela passou a “delegar” a seus colegas de melhor desempenho suas atividades mais complexas, eximindo-se de suas reais atribuições e responsabilidades.
Ela apresenta um baixo nível de autoconsciência, o que acarreta o desaparecimento da inibição, levando-a a comportar-se de um modo que não é o seu padrão. Considerando a hipótese acima, o estado mental de Maria Luiza é
A questão fala sobre um comportamento que surge em situações coletivas. Alguns autores relatam que, nessas situações, a pessoa pode se sentir desresponsabilizada, com baixo nível de auto-consciência e redução da inibição. Eles chamam esse estado de desindividuação.
Geralmente o termo desindividuação é utilizado se referindo a situações de multidão, como grandes torcidas. Porém a questão abordou o termo no contexto de empresa.
Observe o texto de Costa e Silva:
"A desindividuação tem sido pesquisada no mundo da Psicologia Social, conferindo a origem do seu estudo à Teoria das Multidões de Gustave Le Bon, teoria esta que posteriormente foi analisada e alterada por diversos outros autores.
Le Bon abordou o fenômeno da desindividuação de um ponto totalmente psicossociológico, situando-se no comportamento das pessoas em circunstâncias coletivas. Sempre defendendo que o comportamento do indivíduo uma vez na multidão é psicologicamente transformado.( Malheiro, 2006).
(...)
Como consequências da desindividuação deparamos com a perda de inibidores normais e o aumento da responsividade a uma situação, o que significa que, num estado de desindividuação, um indivíduo responderá mais e de forma menos inibida perante uma situação do que responderia num estado não desindividuado.
A estimulação social que o indivíduo recebe, ou seja, o aumento do número de estímulos relacionados com a situação grupal recebidos, leva a uma diminuição da auto-consciência."
Dentre as alternativas abaixo, a única que aborda o termo correto é a Letra A.
a) desindividuação.
b) dessocialização.
c) desregulação.
d) despersonalização.
e) descaracterização.