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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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431) As pessoas, grupos e comunidades assistidas pela Defensoria Pública, muitas vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Noção transversal, nas políticas sociais e no campo socioassistencial, 

  • A) conceitualmente é sinônimo de risco social, comumente vivido por famílias, grupos e comunidade. 

  • B) teve origem no campo da aids, na interface entre direitos humanos e saúde, correspondendo à vulnerabilidade institucional ou programática. 

  • C) tem sido utilizada para precisar o risco individual de negligência, ruptura e abandono familiar. 

  • D) indica desintegração, desfiliação ou marginalidade. 

  • E) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social. 

Gabarito Letra E

 

As pessoas, grupos e comunidades assistidas pela Defensoria Pública, muitas vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Noção transversal, nas políticas sociais e no campo socioassistencial, 

 

a)  conceitualmente é sinônimo de risco social, comumente vivido por famílias, grupos e comunidade. 

Errado. O risco social é uma forma mais complexa e agravada de vulnerabilidade social.

 

b)  teve origem no campo da aids, na interface entre direitos humanos e saúde, correspondendo à vulnerabilidade institucional ou programática. 

Errado. Vulnerabilidade social não corresponde à vulnerabilidade institucional.

“Originário do movimento de Direitos Humanos, o termo vulnerabilidade difundiu-se na década de 80 no campo da saúde pública ao tratar da epidemia da Aids. As características dessa epidemia, a maneira como ela foi atingindo grupos – de diversas formas e em diferentes países – fez com que se articulasse a incidência do vírus com o contexto sócio-econômico, buscando esclarecer quais grupos sociais e indivíduos poderiam estar mais ou menos vulneráveis a vitimização pela epidemia. A partir dessa articulação os termos riscos e população de risco foram, gradativamente, substituídos pelo termo vulnerabilidade.”

 

c)  tem sido utilizada para precisar o risco individual de negligência, ruptura e abandono familiar. 

Errado. A vulnerabilidade social não é uma variável precisa.

 

d)  indica desintegração, desfiliação ou marginalidade. 

Errado. A vulnerabilidade social indica exclusão e falta de representatividade, que pode ocorrer por uma gama ampla de fatores.

 

e)  revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social. 

Certo! Essa é uma definição adequada para o conceito de vulnerabilidade social.

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16109/16109_5.PDF

432) A partir dos pressupostos epistemológicos do Construcionismo Social, para o estudo, análise e intervenção em situações de violência, compreende-se que  

  • A) a violência é um fenômeno construído histórico e socialmente que precisa ser desnaturalizado, desessencializado e entendido no seu contexto de produção. 

  • B) deve-se fazer intervenção clínica individual para que as vítimas compreendam sua participação na situação de violência. 

  • C) deve-se considerar o fenômeno a partir da relação dialética do homem com o mundo em que vive e das condições criadas pelo materialismo histórico. 

  • D) é necessário conhecer como a violência é representada socialmente pelas pessoas, grupos e comunidades envolvidas. 

  • E) a violência é um fenômeno social natural que corresponde à realidade de cada sociedade e cultura. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) a violência é um fenômeno construído histórico e socialmente que precisa ser desnaturalizado, desessencializado e entendido no seu contexto de produção. 


A partir dos pressupostos epistemológicos do Construcionismo Social, para o estudo, análise e intervenção em situações de violência, compreende-se que 


 

Antes de analisarmos as alternativas elencadas para o exercício desta questão, é necessário termos uma noção sintetizada sobre a atuação com base no Construcionismo. Segundo Lopes & Cordeiro (2018, p. 230):

 

“Na Psicologia Social, o construcionismo tem, entre seus principais porta-vozes, Kenneth Gergen e Mary Gergen (2011). No livro Reflexiones sobre la construcción social, esses autores destacam que o propósito de tal perspectiva é compreender a compreensão das coisas. Compreender como as pessoas descrevem, explicam e dão conta do mundo. [...] essa forma de se posicionar sobre o conhecimento implica “abdicar de uma visão representacionista do conhecimento, a qual tem como pressuposto a concepção de mente como espelho da natureza”. O conhecimento, do ponto de vista construcionista, não é entendido como uma coisa localizada no interior da mente, mas, sim, como uma produção coletiva.”

 

Considerando a questão do Construcionismo Social para o manejo de situações de violência, Lopes & Cordeiro (2018, p. 229) destacam:

 

“Do ponto de vista construcionista, cabe, então, desnaturalizarmos a violência desse gesto e reestabelecermos suas dimensões histórica, social e cultural, analisando as condições que facultaram sua transformação num ato violento e moralmente condenável, as implicações dessa transformação e seus efeitos sobre a realidade. Inspirados nas reflexões de Ibáñez (2005), orientadas pelo projeto intelectual foucaultiano, consideramos que a violência parental, assim como a loucura, foi instituída, num momento específico, por um conjunto de instituições, práticas e relações de poder. Não se trata de um fenômeno a-histórico. Não existe algo como a essência (invariável) dessa violência.”


 

Com base no exposto vamos a análise das alternativas:

 

a)  a violência é um fenômeno construído histórico e socialmente que precisa ser desnaturalizado, desessencializado e entendido no seu contexto de produção. (Alternativa CORRETA. De acordo com o recorte textual supracitado, a violência com base na perspectiva construcionista não pode ser entendida alienada do seu contexto de produção já que constitui um fenômeno que envolve uma série de dimensões.)

 

b)  deve-se fazer intervenção clínica individual para que as vítimas compreendam sua participação na situação de violência. (Alternativa Incorreta. Considerando que na abordagem em questão a problemática da violência deve ser compreendida a partir de uma perspectiva coletiva, uma intervenção de cunho individual contraria o manejo sugerido)

 

c)  deve-se considerar o fenômeno a partir da relação dialética do homem com o mundo em que vive e das condições criadas pelo materialismo histórico. (Alternativa Incorreta. Em relação ao fenômeno da violência  Lopes & Cordeiro, 2018, p. 225-229, destacam:

a relação entre cultura e violência é, pois, dialética: ao mesmo tempo em que práticas e relações consideradas violentas administram e limitam expressões significativas de vários tipos”

 

Por conseguinte, não se trata de investigar as mudanças ao longo da história na forma como a interpretamos e lidamos com ela. Afinal, tal proposta de investigação parte de um pressuposto essencialista (e anticonstrucionista por definição): os olhares mudam, mas o objeto do olhar permanece intocável, imutável. Como se fosse independente da própria forma como é visto, conhecido. Trata-se, sim, de entender como a violência parental foi efetivamente criada. De entender quais práticas concorreram, em diversos âmbitos da existência, para produzir o que hoje ela se tornou"

 
 
 

d)  é necessário conhecer como a violência é representada socialmente pelas pessoas, grupos e comunidades envolvidas. (Alternativa Incorreta. Note que no Construcionismo a noção representacionista é substituída pelo exercício de uma compreensão baseada em uma construção coletiva)

 
 

e)  a violência é um fenômeno social natural que corresponde à realidade de cada sociedade e cultura. (Alternativa Incorreta.  Na perspectiva do Cosntrucionismo a violência é um fenômeno de construção coletiva que abrange diversas dimensões, tais como histórica, social e cultural.)

_______________

Fonte consultada:

 

LOPES, Felipe Tavares Paes; CORDEIRO, Mariana Prioli . Comunicação, violência e problemas sociais: uma leitura construcionista. ORGANICOM (USP), v. 25, p. 223-235, 2018. Disponível em DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150583

433) Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por  

  • A) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais. 

  • B) violência institucional, provocada pelas disputas de poder entre indivíduos e grupos nas comunidades. 

  • C) estigmas sociais, entendidos como processos cognitivos em que se forma um conceito sobre o outro, mesmo sem conhecê-lo. 

  • D) preconceitos, formados com base na discriminação individual e social. 

  • E) discriminações negativas e positivas em que são tratadas, respectivamente, por suas diferenças e igualdades. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais. 

Gabarito Letra A

 

Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por  

 

a)  exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais. 

Certo! Essas exclusões sociais são reforçadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais. Essas ideologias referem-se a sistemas de crenças, valores e práticas que legitimam e perpetuam a dominação de certos grupos sobre outros. Elas muitas vezes marginalizam e discriminam as populações socialmente vulneráveis, reforçando sua exclusão social. Além disso, as desigualdades históricas e sociais desempenham um papel significativo na manutenção da vulnerabilidade dessas populações.

 

b)  violência institucional, provocada pelas disputas de poder entre indivíduos e grupos nas comunidades

Errado. A violência institucional é a provocada por instituições como hospitais, escolas, delegacias, etc.

 

c)  estigmas sociais, entendidos como processos cognitivos em que se forma um conceito sobre o outro, mesmo sem conhecê-lo. 

Errado. Esse é o conceito de preconceito, não de estigma social.

 

d)  preconceitos, formados com base na discriminação individual e social. 

Errado. A discriminação é consequência do preconceito, não o contrário.

 

e)  discriminações negativas e positivas em que são tratadas, respectivamente, por suas diferenças e igualdades. 

Errado. Esses grupos não passam por situações de discriminação positiva.

 

Nosso gabarito é Letra A.

434) Mulher de 29 anos, solteira, sem filhos e gestante do primeiro filho, iniciou relacionamento com o pai do bebê há dois anos. Atualmente estão separados, mas mantêm uma relação instável e conflituosa. A jovem é independente financeiramente e tem uma vida social preenchida com amigos entre outros divertimentos. Tem uma aparência cuidada e vistosa. Sua relação com o pai do bebê inicialmente era positiva, no entanto, ao iniciarem a vivência conjunta, o namorado tornou-se desconfiado e ciumento. E então a jovem mãe passou a dar conta de todos os seus compromissos ao companheiro. Ele não aceitava as explicações dela respondendo com violência às mesmas. Passou a jogar objetos na parede e no chão, partindo-os. Passou a agredi-la verbalmente diante de situações sociais e em uma das oportunidades acabou por pegar uma faca e ameaçá-la. Culminou com a saída do companheiro de casa. O julgamento da jovem é de que ela deve ter feito algo muito grave para que ele agisse assim, ele as vezes tem uns ataques de fúria por ciúmes, deve ser porque gosta muito de mim – diz ela. A jovem deixou de sair e de cuidar-se. Sente-se apaixonada pelo pai do bebê e refere não conseguir viver sem ele.

 

Em relação ao caso descrito, é correto afirmar que

  • A) a jovem é vítima de violência conjugal, física e psicológica mesmo sem residir com o namorado e seus sentimentos são de culpa e negação.
  • B) pode-se inferir que a jovem é vítima de violência sexual, tendo a esquiva como seu principal comportamento.
  • C) retrata uma relação de negligência por parte do companheiro que abandonou a jovem gestante.
  • D) apenas a violência psicológica está retratada.
  • E) a violência descrita tem como motivação o uso de álcool e de entorpecentes por parte do pai da criança.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão Anulada

 

Mulher de 29 anos, solteira, sem filhos e gestante do primeiro filho, iniciou relacionamento com o pai do bebê há dois anos. Atualmente estão separados, mas mantêm uma relação instável e conflituosa. A jovem é independente financeiramente e tem uma vida social preenchida com amigos entre outros divertimentos. Tem uma aparência cuidada e vistosa. Sua relação com o pai do bebê inicialmente era positiva, no entanto, ao iniciarem a vivência conjunta, o namorado tornou-se desconfiado e ciumento. E então a jovem mãe passou a dar conta de todos os seus compromissos ao companheiro. Ele não aceitava as explicações dela respondendo com violência às mesmas. Passou a jogar objetos na parede e no chão, partindo-os. Passou a agredi-la verbalmente diante de situações sociais e em uma das oportunidades acabou por pegar uma faca e ameaçá-la. Culminou com a saída do companheiro de casa. O julgamento da jovem é de que ela deve ter feito algo muito grave para que ele agisse assim, ele as vezes tem uns ataques de fúria por ciúmes, deve ser porque gosta muito de mim – diz ela. A jovem deixou de sair e de cuidar-se. Sente-se apaixonada pelo pai do bebê e refere não conseguir viver sem ele.

 

Em relação ao caso descrito, é correto afirmar que

 

a)  a jovem é vítima de violência conjugal, física e psicológica mesmo sem residir com o namorado e seus sentimentos são de culpa e negação.

 

De acordo com o TJ-MG:

 

"Violência física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

 

Violência psicológica: qualquer conduta que cause a mulher dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

 

Violência sexual: qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.

 

Violência patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos da mulher, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;


Violência moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria."

 

O caso trouxe ameaças de violência física, porém não falou que ocorreu esse tipo de violência.

 

Questão Falsa.


b)  pode-se inferir que a jovem é vítima de violência sexual, tendo a esquiva como seu principal comportamento.

 

De acordo com as definições que vimos acima, percebemos que a questão não trouxe um exemplo de violência sexual.

 

Questão Falsa.​​​​​​​


c)  retrata uma relação de negligência por parte do companheiro que abandonou a jovem gestante.

 

De acordo com o CEVS-RS:

 

"Negligência/Abandono: É a omissão pela qual se deixou de prover as necessidades e cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da pessoa atendida/vítima. Ex.: privação de medicamentos; falta de cuidados necessários com a saúde; descuido com a higiene; ausência de proteção contra as inclemências do meio, como o frio e o calor; ausência de estímulo e de condições para a frequência à escola. O abandono é uma forma extrema de negligência, é o tipo mais comum de violência contra crianças."

 

A questão não falou que a vítima foi privada de cuidados básicos.

 

Questão Falsa.​​​​​​​


d)  apenas a violência psicológica está retratada.

 

Segundo a definição que trouxemos, pode-se dizer que houve, também, violência moral. Afinal, a mulher foi vítima de agressões verbais em situações sociais.

 

Questão Falsa.​​​​​​​


e)  a violência descrita tem como motivação o uso de álcool e de entorpecentes por parte do pai da criança.

 

A questão não falou sobre o uso de substâncias psicoativas.

 

Questão Falsa.​​​​​​​

 

A banca decidiu anular a questão, pois não há resposta correta. Veja a justificativa da AOCP:

 

"JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista a inexistência de uma alternativa correta, pois no caso apresentado pelo enunciado da questão, não ficou retratada a violência patrimonial e tampouco a violência física.

 

Quanto à violência conjugal, esta é retratada uma vez que o termo caracteriza os comportamentos numa relação íntima que causem dano físico, sexual ou psicológico, incluindo a agressão física, coação sexual, abuso psicológico e comportamentos controladores. Essa violência pode variar na frequência e severidade e ocorre de forma contínua, variando entre agressões ligeiras, que podem ou não ter impacto na vítima, até a agressão física crônica e severa.

 

De acordo com Saltzman e colaboradores (2002, cit. CDC, 2011), existem 4 tipos principais de violência conjugal: violência física, violência sexual, ameaças de violência física ou sexual e violência psicológica ou emocional. Portanto recurso deferido."

 

Questão, portanto, ANULADA.

435) A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue o item que se segue.

 

A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

 

Antes de analisarmos o erro do item em questão, precisamos conhecer os elementos básicos envolvidos no processo de comunicação. Bohrer (2013) menciona que o Esquema de Comunicação possui os seguintes elementos:

  • Emissor: corresponde a fonte da comunicação ou aquele que emite a mensagem;
  • Receptor:  seria aquele que recebe a informação transmitida pelo emissor;
  • Mensagem: diz respeito ao conteúdo, ou a informação que se transmite e se recebe.
  • Canal: parte material que viabiliza a comunicação. Por exemplo, o ar, no caso da da comunicação verbal;
  • Código: seria o conjunto de sinais ou signos, que mediante determinadas regras são utilizados para se transmitir as mensagens. O código deve ser compartilhado pelos envolvidos na comunicação;
  • Contexto: corresponde ao espaço que envolve a situação de comunicação.

Considerando os elementos listados no esquema de comunicação, acompanhe agora a colocação feita por Bordenave (1995, p. 20), sobre a interação entre eles:

“Na comunicação há sempre uma intenção básica: como fonte codificadora, certamente a pessoa espera que o receptor selecione sua mensagem, a compreenda, a aceite e, finalmente, a aplique. O receptor decodificador, por sua vez, também tem uma intenção básica: deseja selecionar o que é importante para ele, entender, avaliar para decidir se aceita ou não, e aplicar o que achar válido na mensagem”


 

Com base no raciocínio desenvolvido vamos a análise do item:

 

A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.

 

Os comportamentos emitidos por terceiros são decodificados, e não codificados pelo receptor, conforme afirmou a questão. Em se tratando de comunicação (não esqueça isso) a emissão está relacionada a fonte codificadora, e a decodificação ao receptor da mensagem. Contudo, vale ressaltar que a segunda parte da questão sobre “a seletividade de abstração e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno”, não está incorreta, já que o receptor seleciona e interpreta o conteúdo, de acordo com o que considera relevante.

 

 

Fontes citadas

 

Bohrer, L. C. T. Psicologia do trabalho. Santa Maria, UFSM, CTISM, Rede e-Tec Brasil, 2013.

 

Bordenave,  J.E.  D. Além  dos meios  e mensagens: introdução  à  comunicação  como processo,  tecnologia,  sistema  e  ciência.  5.  ed.Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

436) O psicólogo, no campo do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. A respeito da atuação do psicólogo no âmbito do SUAS, assinale a alternativa correta.

  • A) O psicólogo não deve realizar nenhum tipo de trabalho coletivo, pois feriria o sigilo profissional.
  • B) Estudos, pesquisas e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade não fazem parte das possibilidades de atuação do psicólogo.
  • C) Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo e possibilitando encaminhamentos psicológicos, quando necessário.
  • D) As atividades realizadas pelo psicólogo não devem contar com a participação de outros profissionais dentro do serviço para não prejudicar o trabalho em rede.
  • E) O trabalho do psicólogo envolve proposições de políticas e ações relacionadas a apenas um grupo específico da comunidade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo e possibilitando encaminhamentos psicológicos, quando necessário.

 

O psicólogo, no campo do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. A respeito da atuação do psicólogo no âmbito do SUAS, assinale a alternativa correta.


a)  O psicólogo não deve realizar nenhum tipo de trabalho coletivo, pois feriria o sigilo profissional.

 

Essa afirmativa está em desacordo com o documento do CFP "Como os Psicólogos e as Psicólogas podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Informações para Gestoras e Gestores". Veja:

 

"Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo e a psicóloga podem atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, e desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar."

 

Assertiva Falsa.


b)  Estudos, pesquisas e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade não fazem parte das possibilidades de atuação do psicólogo.

 

Essa afirmativa contraria o seguinte texto da Resolução nº 13/2007:

 

"2.10. Psicólogo especialista em Psicologia Social

(...) Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social."

 

Assertiva Falsa.


c)  Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo e possibilitando encaminhamentos psicológicos, quando necessário.

 

Essa afirmativa está coerente com o texto do documento do CFP  "Como os Psicólogos e as Psicólogas podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Informações para Gestoras e Gestores":

 

"Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo e a psicóloga podem atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, e desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar."

 

Assertiva Correta.


d)  As atividades realizadas pelo psicólogo não devem contar com a participação de outros profissionais dentro do serviço para não prejudicar o trabalho em rede.

 

Outra afirmativa em desacordo com o documento do CFP. Veja:

 

"As ações devem ser integradas com outros (as) profissionais dentro do serviço, bem como com outros serviços visando o trabalho em rede."

 

Assertiva Falsa.


e)  O trabalho do psicólogo envolve proposições de políticas e ações relacionadas a apenas um grupo específico da comunidade.

 

Essa afirmativa está em desacordo com o seguinte texto da Resolução nº 13/2007:

 

"2.10. Psicólogo especialista em Psicologia Social

(...)

Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.(...)"

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

437) A respeito das diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


(  ) Em caso de situação de pobreza, a retirada da criança e do adolescente do convívio familiar é necessária.


(  ) A retirada da criança e do adolescente do convívio familiar deve ser uma medida rara.


(  ) O atendimento especializado ofertado em abrigos e instituições é sempre superior ao cuidado que a família pode oferecer.


(  ) Nas situações de enfraquecimento dos laços familiares, as estratégias deverão favorecer a reconstrução dos vínculos no grupo familiar.

  • A) F – V – F – V.
  • B) F – F – V – V.
  • C) V – F – V – F.
  • D) V – V – F – F.
  • E) F – F – F – V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) F – V – F – V.

 

A respeito das diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


(  ) Em caso de situação de pobreza, a retirada da criança e do adolescente do convívio familiar é necessária.

 

Essa afirmativa contraria o documento "Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária". Veja:

 

"É importante destacar, que a situação de pobreza não constitui motivo suficiente para o afastamento do convívio familiar e institucionalização da criança e do adolescente – Art. 23 do ECA – nem a presença de uma deficiência, transtorno mental ou outros agravos."

 

Assertiva Falsa.


(  ) A retirada da criança e do adolescente do convívio familiar deve ser uma medida rara.

 

Essa afirmativa está de acordo com o documento supracitado. Observe:

 

"Toda medida de proteção que indique o afastamento da criança e do adolescente de seu contexto familiar, podendo ocasionar suspensão temporária ou ruptura dos vínculos atuais, deve ser uma medida rara, excepcional." 

 

Assertiva Correta. 


(  ) O atendimento especializado ofertado em abrigos e instituições é sempre superior ao cuidado que a família pode oferecer.

 

Essa afirmativa não está de acordo com o documento:

 

"É fundamental potencializar as competências da família para o enfrentamento de situações de suas vulnerabilidades, como por exemplo, a presença de um filho com deficiência, transtorno mental e/ou outros agravos. O foco deve ser o empoderamento e o protagonismo das famílias, a autonomia e a vida independente da pessoa com deficiência e, finalmente, a superação do mito de que o atendimento especializado em instituições de abrigo e reabilitação é superior ao cuidado que a própria família pode ofertar, quando devidamente apoiada pelas políticas públicas."

 

Assertiva Falsa. 


(  ) Nas situações de enfraquecimento dos laços familiares, as estratégias deverão favorecer a reconstrução dos vínculos no grupo familiar.

 

Afirmativa de acordo com o documento:

 

"Nas situações de risco e enfraquecimento dos vínculos familiares, as estratégias de atendimento deverão favorecer a reconstrução das relações no grupo familiar e a elaboração de novas referências."

 

Assertiva Correta. 

 

Portanto, a sequência ficou F V F V. Encontramos a resposta na Letra A.


a)  F – V – F – V.
b)  F – F – V – V.
c)  V – F – V – F.
d)  V – V – F – F.
e)  F – F – F – V.

438) A respeito da atuação do psicólogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.

  • A) Deve privilegiar atendimentos psicoterapêuticos individuais.
  • B) Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.
  • C) Deve privilegiar um dado momento do ciclo de vida.
  • D) Deve favorecer a dependência do usuário em relação ao SCFV.
  • E) Deve evitar recursos metodológicos que propiciem vivências de sensibilidade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.

 

A respeito da atuação do psicólogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.

 

Essa questão está baseada no documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)". Observe o seguinte trecho:

 

"B. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

 

70) O SCFV é complementar à ação do PAIF e amplia a atuação de prevenção na proteção social básica. Além do caráter preventivo, o serviço possui caráter proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Deve ser ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. A atuação da psicóloga e do psicólogo, deve privilegiar estrategias grupais, no SCFV propiciar espaços com características socioeducativas, lúdicas e socioculturais, que atendam as diferentes necessidades de convivência próprias a cada momento do ciclo de vida.

 

71) O SCFV tem a potência de trabalhar com atividades criativas, artísticas, folclóricas, étnicas e, portanto, culturais. Não são um fim em si mesmas, são estratégias metodológicas que favorecem a convivência. Produzem vivências de sensibilidade, de sentido estético, afirmam singularidades individuais, comunitárias e políticas. São alternativas à a cultura do entretenimento baseada no consumo e massificado. O trabalho de psicólogas e psicólogos pode enriquecer o planejamento e a produção dessas atividades, acompanhando o trabalho de educadores sociais, proporcionando apoio às suas ações, ao planejamento global desse serviço, e estando atento aos aspectos familiares e grupais que compõe as relações no SCFV em articulação com o PAIF. É importante ressaltar que a orientação técnica do SCFV orienta a constituição de referência técnica para esse serviço fora da equipe de referência técnica do PAIF."

 

Com base nisso, nota-se que a única alternativa que está de acordo com o documento supracitado é a Letra B. 


a)  Deve privilegiar atendimentos psicoterapêuticos individuais.


b)  Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.


c)  Deve privilegiar um dado momento do ciclo de vida.


d)  Deve favorecer a dependência do usuário em relação ao SCFV.


e)  Deve evitar recursos metodológicos que propiciem vivências de sensibilidade.

439) Assinale a alternativa que expresse corretamente um objetivo do reordenamento dos serviços de acolhimento institucional proposto pelo Plano Nacional de Proteção Promoção e Defesa do Direito de Crianças e  Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

  • A) Desintegração entre os serviços de Acolhimento Institucional e da Justiça da Infância e da Juventude.
  • B) Acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar.

  • C) Incentivo à colocação da criança e do adolescente para adoção.
  • D) Incentivo ao afastamento dos membros familiares para evitar situações adversas.
  • E) Incentivo à institucionalização da criança e do adolescente.

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A alternativa correta é letra B) Acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar.

 

Assinale a alternativa que expresse corretamente um objetivo do reordenamento dos serviços de acolhimento institucional proposto pelo Plano Nacional de Proteção Promoção e Defesa do Direito de Crianças e  Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

 

Observe os objetivos que estão presentes no documento supracitado:

 

"No processo de reordenamento dos serviços de acolhimento institucional, em estreita articulação com a rede se serviços, deverão ser perseguidos os seguintes objetivos:

 

1) prevenção à ruptura de vínculos, por meio do trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou com vínculos fragilizados;

 

2) fortalecimento dos vínculos, apoio e acompanhamento necessário às famílias das crianças e dos adolescentes abrigados para a mudança de práticas de violação e para a reconstrução das relações familiares;

 

3) acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar;

 

4) articulação permanente entre os serviços de Acolhimento Institucional e a Justiça da Infância e da Juventude, para o acompanhamento adequado de cada caso, evitando-se o prolongamento desnecessário da permanência da criança e do adolescente na instituição; e

 

5) excepcionalmente, nos casos de encaminhamento para adoção pela autoridade judiciária, intervenção qualificada para a aproximação gradativa e a preparação prévia da criança, do adolescente e dos pretendentes, bem como acompanhamento no período de adaptação."

 

A única alternativa que cita um objetivo que está de acordo com o documento supracitado é a Letra B.


a)  Desintegração entre os serviços de Acolhimento Institucional e da Justiça da Infância e da Juventude.


b)  Acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar.

 

c)  Incentivo à colocação da criança e do adolescente para adoção.


d)  Incentivo ao afastamento dos membros familiares para evitar situações adversas.


e)  Incentivo à institucionalização da criança e do adolescente.

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440) Maria Luiza é gerente de crédito em uma grande instituição financeira e, embora ela seja muito inteligente e com grande bagagem intelectual para a realização de suas atividades, acaba, recorrentemente, falhando ou obtendo resultados abaixo do esperado. Com o tempo ela passou a “delegar” a seus colegas de melhor desempenho suas atividades mais complexas, eximindo-se de suas reais atribuições e responsabilidades.

 

Ela apresenta um baixo nível de autoconsciência, o que acarreta o desaparecimento da inibição, levando-a a comportar-se de um modo que não é o seu padrão. Considerando a hipótese acima, o estado mental de Maria Luiza é

  • A) desindividuação.
  • B) dessocialização.
  • C) desregulação.
  • D) despersonalização.
  • E) descaracterização.

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A alternativa correta é letra A) desindividuação.

 

Maria Luiza é gerente de crédito em uma grande instituição financeira e, embora ela seja muito inteligente e com grande bagagem intelectual para a realização de suas atividades, acaba, recorrentemente, falhando ou obtendo resultados abaixo do esperado. Com o tempo ela passou a “delegar” a seus colegas de melhor desempenho suas atividades mais complexas, eximindo-se de suas reais atribuições e responsabilidades.

 

Ela apresenta um baixo nível de autoconsciência, o que acarreta o desaparecimento da inibição, levando-a a comportar-se de um modo que não é o seu padrão. Considerando a hipótese acima, o estado mental de Maria Luiza é

   

A questão fala sobre um comportamento que surge em situações coletivas. Alguns autores relatam que, nessas situações, a pessoa pode se sentir desresponsabilizada, com baixo nível de auto-consciência e redução da inibição. Eles chamam esse estado de desindividuação.

 

Geralmente o termo desindividuação é utilizado se referindo a situações de multidão, como grandes torcidas. Porém a questão abordou o termo no contexto de empresa.

 

Observe o texto de Costa e Silva:

 

"A desindividuação tem sido pesquisada no mundo da Psicologia Social, conferindo a origem do seu estudo à Teoria das Multidões de Gustave Le Bon, teoria esta que posteriormente foi analisada e alterada por diversos outros autores.

 

Le Bon abordou o fenômeno da desindividuação de um ponto totalmente psicossociológico, situando-se no comportamento das pessoas em circunstâncias coletivas. Sempre defendendo que o comportamento do indivíduo uma vez na multidão é psicologicamente transformado.( Malheiro, 2006).

 

(...)

 

Como consequências da desindividuação deparamos com a perda de inibidores normais e o aumento da responsividade a uma situação, o que significa que, num estado de desindividuação, um indivíduo responderá mais e de forma menos inibida perante uma situação do que responderia num estado não desindividuado.

 

A estimulação social que o indivíduo recebe, ou seja, o aumento do número de estímulos relacionados com a situação grupal recebidos, leva a uma diminuição da auto-consciência."

 

 Dentre as alternativas abaixo, a única que aborda o termo correto é a Letra A.

 

a)  desindividuação.
b)  dessocialização.
c)  desregulação.
d)  despersonalização.
e)  descaracterização. 

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