Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
441) Nascida na década de 1930, a psicossociologia do trabalho constitui um campo de conhecimento cujos recursos contribuem para a investigação e a ação, por meio da articulação entre campo social, condutas humanas e vida psíquica. Tem como objetos privilegiados o grupo, a organização e a instituição, tendo sido elaborada a partir da influência de vários autores. Em relação à psicossociologia do trabalho, assinale a alternativa correta.
- A) A psicossociologia atribuiu um lugar central ao trabalho, às atividades do sujeito sobre e no mundo e às práticas concretas.
- B) O ideal do eu, como lembra Freud, tem um caráter social: da mesma forma, reúne uma família, uma classe, uma nação, mas também uma profissão, um coletivo de trabalho. São ideais sociais do eu que se originam em valores sociais elaborados na ação.
- C) Erving Goffman, considerado um dos fundadores da sociologia do trabalho, elaborou esquema de análise sobre os danos que a especialização e o parcelamento de tarefas impõem ao homem, o que o acabou tornando um estranho ao seu trabalho e a si mesmo.
- D) Para Gérard Mendel, a experiência subjetiva do trabalho não está vinculada ao grau de poder que o sujeito detém.
- E) As regras (Molinier), o tipo do ofício (Clot) e os valores do coletivo de trabalho podem limitar o sentido do trabalho e seu reconhecimento.
A alternativa correta é letra B) O ideal do eu, como lembra Freud, tem um caráter social: da mesma forma, reúne uma família, uma classe, uma nação, mas também uma profissão, um coletivo de trabalho. São ideais sociais do eu que se originam em valores sociais elaborados na ação.
Nascida na década de 1930, a psicossociologia do trabalho constitui um campo de conhecimento cujos recursos contribuem para a investigação e a ação, por meio da articulação entre campo social, condutas humanas e vida psíquica. Tem como objetos privilegiados o grupo, a organização e a instituição, tendo sido elaborada a partir da influência de vários autores. Em relação à psicossociologia do trabalho, assinale a alternativa correta.
A respeito da psicossociologia do trabalho, Lhuilier (2014, p. 5) destaca:
“A psicossociologia do trabalho não pode ser uma psicossociologia aplicada à cena do trabalho entendido somente como um segmento da vida social. Ela implica uma reavaliação do quadro teórico e metodológico da psicossociologia, na óptica dos conceitos de atividade, ação e práxis. Para isso, no entanto, ela não se propõe a romper com os antecedentes da psicossociologia, mas sim a revisitá-los, a fim de desenvolvê-los.”
Considerando o exposto vamos a análise das alternativas:
a) A psicossociologia atribuiu um lugar central ao trabalho, às atividades do sujeito sobre e no mundo e às práticas concretas.
(Alternativa INCORRETA. Conforme Lhuilier, 2014, p. 6:
“a psicossociologia não atribuiu um lugar central necessariamente ao trabalho, às atividades do sujeito sobre e no mundo, nem mesmo às práticas concretas, de modo que a “análise das práticas”, como método, está mais centrada nas dimensões relacionais das experiências profissionais”
b) O ideal do eu, como lembra Freud, tem um caráter social: da mesma forma, reúne uma família, uma classe, uma nação, mas também uma profissão, um coletivo de trabalho. São ideais sociais do eu que se originam em valores sociais elaborados na ação.
(Alternativa CORRETA. Segundo Lhuilier, 2014, pp. 12-13:
“O ideal do eu é a voz da prescrição. Ela diz o que é preciso fazer para se conformar ao modelo. E a distância desse ideal alimenta sentimentos de inferioridade ou até mesmo de vergonha. Esse ideal não tem apenas um caráter individual, função da história singular, dos modelos parentais. Como lembra Freud, ele tem um caráter social: é o ideal que reúne uma família, uma classe, uma nação; mas também uma profissão, um coletivo de trabalho. E esses ideais sociais do eu não são somente transmitidos: em nossa perspectiva, eles são engendrados a partir de valores sociais elaborados na ação.”
c) Erving Goffman, considerado um dos fundadores da sociologia do trabalho, elaborou esquema de análise sobre os danos que a especialização e o parcelamento de tarefas impõem ao homem, o que o acabou tornando um estranho ao seu trabalho e a si mesmo.
(Alternativa INCORRETA. De acordo com Lhuilier 2014, p. 8
“Devemos ainda evocar Georges Friedmann, considerado um dos fundadores da sociologia do trabalho, mas que sempre ficará profundamente atrelado à exigência da pluridisciplinaridade. Ele constrói um esquema de análise do trabalho em torno de três dimensões: técnica, psicológica e sociológica (1950), explorando os danos que a especialização e o parcelamento de tarefas impõem ao homem (que acabou tornando-se “estranho” ao seu trabalho e a si mesmo) (1956). Ele também aborda a questão do desenvolvimento do trabalho e de seus impedimentos: as múltiplas potencialidades de que o ser humano dispõe podem ser estimuladas por situações novas, ou, ao contrário, podem atrofiar-se caso não sejam solicitadas.”
d) Para Gérard Mendel, a experiência subjetiva do trabalho não está vinculada ao grau de poder que o sujeito detém.
(Alternativa INCORRETA. Lhuilier (2014, p. 10:
“Na psicossociologia do trabalho, as obras de Gérard Mendel (1998, 1999), seus conceitos de ato-poder e de movimento de apropriação do ato, reconhecem essa “triangulação” operada pelo fato de se considerar a realidade nas relações interpessoais e sociais. O conceito de ato-poder integra dois significados: o poder do ato como poder de transformação da realidade; e o poder sobre o ato, do qual seu autor dispõe. A experiência subjetiva do trabalho depende do grau de poder de que o sujeito dispõe”
e) As regras (Molinier), o tipo do ofício (Clot) e os valores do coletivo de trabalho podem limitar o sentido do trabalho e seu reconhecimento.
(Alternativa INCORRETA. Lhuilier 2014, p. 15:
“Nem as regras do ofício (Molinier, 2006), nem o tipo de ofício (Clot, 2008) e nem mesmo as regras e os valores do coletivo de trabalho podem limitar a questão do sentido do trabalho e de seu reconhecimento. Nossas análises as consideram como referências indispensáveis, é claro, mas elas também são produções sociais ancoradas na divisão técnica e social do trabalho. Cada uma dessas divisões constitui uma segmentação das representações do que se tem de fazer, do que é essencial fazer, do que é um trabalho bem feito, à luz de pontos de referência próprios ao lugar ocupado nessas divisões e das atividades a elas associadas.”
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Fonte consultada:
Lhuilier, D. (2014). Introdução à psicossociologia do trabalho. Cadernos de psicologia social do trabalho, 17(spe1), 5-19.
442) Os temas abordados pela psicologia social incluem a compreensão do fenômeno da percepção e a maneira pela qual são construídos os julgamentos sobre os outros. Esse tipo de julgamento social é conhecido como
- A) formação de impressão.
- B) heurística.
- C) gerenciamento de impressão.
- D) cognição social.
- E) protótipo.
A alternativa correta é letra A) formação de impressão.
Gabarito Letra A
Os temas abordados pela psicologia social incluem a compreensão do fenômeno da percepção e a maneira pela qual são construídos os julgamentos sobre os outros. Esse tipo de julgamento social é conhecido como
a) formação de impressão.
Certo! Veja:
“Como decidimos que Sayreeta é um flerte, Jacob é detestável ou Hector é realmente um cara legal? O primeiro trabalho sobre cognição social examinou a formação da impressão, isto é, o processo pelo qual um indivíduo organiza informações sobre outra pessoa para formar uma impressão geral daquela pessoa. Em um estudo clássico, por exemplo, estudantes ficaram sabendo que iriam ouvir um palestrante convidado (Kelley, 1950). Os pesquisadores disseram a um grupo de estudantes que o palestrante era “uma pessoa bastante calorosa, aplicada, crítica, prática e determinada” e disseram ao segundo grupo que ele era “uma pessoa um tanto fria, aplicada, crítica, prática e determinada”. A simples substituição de “fria” por “calorosa” causou drásticas diferenças na maneira como os estudantes de cada grupo perceberam o palestrante, apesar de ele ter dado a mesma palestra no mesmo estilo em cada condição. Os estudantes a quem havia sido dito que ele era “caloroso” classificaram-no mais positivamente do que os estudantes a quem foi dito que ele era “frio”. Os achados desse experimento produziram outra pesquisa sobre a formação da impressão com base na maneira como as pessoas prestam particular atenção a certos traços incomumente importantes – conhecidos como traços centrais – para ajudá-las a formar uma impressão geral dos outros. Portanto, a descrição do palestrante como “aplicado” presumivelmente significava algo diferente quando era associada ao traço central “caloroso” do que quando estava associada a “frio” (Widmeyer & Loy, 1988; Glicksohn & Nahari, 2007; McCarthy & Skowronski, 2011).”
b) heurística.
Errado. A heurística faz parte desse processo.
“A heurística. Para facilitar o processamento e uso das grandes quantidades de informação a que as pessoas estão expostas no cotidiano de suas vidas, elas desenvolvem “regras de conduta”, ou heurística. Tversky e Kahneman (1974) fizeram a distinção entre dois tipos de heurística, ambos os quais podem enviesar a formação de impressão e outros julgamentos sociais. Quando estamos usando a heurística representativa, o julgamento que fazemos sobre alguém é baseado na similaridade que essa pessoa tem com um membro “típico” de um grupo (p. ex., “ela se veste e se parece como uma advogada; logo, ela deve ser uma advogada”). A heurística de disponibilidade é a tendência de se utilizar aquela informação que é mais facilmente acessada na memória. Por exemplo, Srull e Wyer (1980) encontraram que os participantes de sua pesquisa tinham uma maior tendência a interpretar situações sociais ambíguas como uma “situação hostil” quando eram expostos a palavras que sugeriam hostilidade (p. ex., briga, discussão) antes de analisarem a situação. Embora a heurística nos auxilie em nossa convivência diária, ela também pode levar a erros de julgamento, uma vez que faz com que as pessoas ignorem informações importantes. Por exemplo, a falácia do comum (base rate fallacy) é a tendência a ignorar informações que se relacionam a características ou eventos que ocorrem com frequência na população (p. ex., crianças de rua).”
c) gerenciamento de impressão.
Errado. O gerenciamento de impressão se refere ao que os indivíduos fazem para melhorar sua impressão para os outros.
“Já os psicólogos sociais interessados em gerenciamento de impressão (ou autoapresentação) identificaram várias estratégias (ou táticas comportamentais) que são usadas pelas pessoas para criarem uma imagem ou identidade aceita socialmente. Um dos métodos mais comuns de gerenciamento de impressão ficou conhecido como engraçamento (Snyder, 1987). Esse método refere -se a táticas que pessoas com pouco poder social usam para aumentar ou melhorar sua imagem aos olhos de outra pessoa que tem mais poder social do que elas e, assim, reduzir a diferença de poder entre as duas. Engraçamento inclui as técnicas de “melhoramento” ou “aumento”, tanto de si mesmo como dos outros. Exemplos dessa técnica são o elogio e a concordância. Outros métodos de gerenciamento de impressão são a intimidação, a autopromoção, a exemplificação (convencer os outros de que o indivíduo é uma boa pessoa) e suplicação (convencer os outros de que o indivíduo merece ou tem necessidade de algo)”
d) cognição social.
Errado. A formação de impressão, que é a resposta que buscamos aqui, faz parte dos estudos da cognição social.
e) protótipo.
Errado.
“Um protótipo representa uma tendência central ou um conjunto de objetos relativamente variáveis representativos de uma categoria. Os membros são percebidos como mais prototípicos quando ostentam um grande número dos fatores característicos daquela categoria, de forma que um protótipo deve ser entendido como uma representação abstrata dos componentes típicos e não de todos os fatores de uma categoria.”
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre : AMGH, 2015
Borges, L. O. & Mourão, L. (2013). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes. Porto Alegre, Artmed, 2011.
https://estereotipos.net/2008/02/22/conceitos-fundamentais-prototipos-e-exemplares/
443) Os dois elementos principais que formam as estruturas cognitivas são
- A) exemplares e abstrações.
- B) estigma e atração física.
- C) efeito de primazia e traços centrais.
- D) contexto social e engraçamento.
- E) esquemas e atribuições.
A alternativa correta é letra E) esquemas e atribuições.
Gabarito Letra E
Os dois elementos principais que formam as estruturas cognitivas são
a) exemplares e abstrações.
b) estigma e atração física.
c) efeito de primazia e traços centrais.
d) contexto social e engraçamento.
e) esquemas e atribuições.
Os elementos principais que formam as estruturas cognitivas são os esquemas e atribuições, veja:
“As pessoas usam suas estruturas cognitivas para chegar a uma compreensão rápida e bastante satisfatória a respeito dos outros e de si mesmas. Quais são os elementos que formam os conteúdos das estruturas cognitivas? São dois os elementos principais que preenchem nossas estruturas cognitivas: schemas e atribuições.
Os schemas são estruturas cognitivas compostas de conhecimentos sobre conceitos, objetos ou eventos, representados por seus atributos e pelas relações entre esses atributos (Fiske, 1982; Fiske e Neuberg, 1990), os quais expressam pré -concepções ou teorias sobre conceitos, objetos ou eventos. No nosso caso, os schemas que nos interessam são pré -concepções ou teorias a respeito das outras pessoas e de nós mesmos. Você, por exemplo, provavelmente tem um sche‑ ma sobre o que é uma pessoa extrovertida: quais são suas principais características? O que ela faria em uma situação tensa? É uma pessoa confiável? Amiga? Prestativa? Emocionalmente Instável? Barulhenta? Por possuir um schema “pessoa extrovertida”, você responde facilmente a estas perguntas porque você tem uma série de pré -concepções sobre ela. Para os psicólogos cognitivistas, um schema não passa de um termo complicado para representar esse conjunto de conhecimentos ou pré -concepções. Pré- -concepções possuem muitos elementos, informações conectadas entre si, formando uma teoria sobre “pessoa extrovertida” ou sobre quaisquer outros conceitos, objetos ou eventos. Uma implicação é que você pode não ter um schema sobre um conceito ou algo em particular. (...)
Os schemas são definidos como um dos dois elementos básicos da cognição social. O outro são as atribuições. As pessoas são percebidas como agentes causais e é importante saber como elas atribuem causas aos comportamentos dos outros e a seus comportamentos. Não só atribuímos causas, como essas atribuições têm profundas influências sobre nossas reações afetivas e comportamentos futuros. Esta é a razão pela qual as atribuições são parte fundamental de nossos pensamentos a respeito dos outros e de nós mesmos. Quando atribuímos disposições ou traços como causas de comportamentos observados, fornecemos toda informação necessária para ficar armazenada no schema relativo aos traços, comportamentos e reações afetivas em questão.
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
TORRES, Cláudio Vaz; NEIVA, Rabelo Elaine (org.) (Orgs.). Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2011. .
444) Com relação à psicologia, ao papel do psicólogo e às políticas públicas, assinale a opção correta.
- A) No âmbito da atuação do psicólogo nas políticas públicas, é fundamental o empreendimento de análises uniformizadoras das condutas dos usuários na tentativa de evitar campos conflituosos e divergentes de práticas psicológicas.
- B) A atuação da equipe de saúde deve ser pautada num processo de ajustamento a fim de que possam ser propostas as intervenções necessárias.
- C) Práticas higienistas podem produzir sujeitos despolitizados e desimplicados das suas próprias condições de sujeito e construção de sua história.
- D) Na esfera da política pública, deve-se preconizar a lógica vertical do paradigma da multidisciplinaridade.
- E) Na esfera das políticas públicas, defende-se a centralização da consulta médica e condutas psicoterápicas individuais como intervenção na regulação de comportamentos inadequados.
A alternativa correta é letra C) Práticas higienistas podem produzir sujeitos despolitizados e desimplicados das suas próprias condições de sujeito e construção de sua história.
Gabarito Letra C
Com relação à psicologia, ao papel do psicólogo e às políticas públicas, assinale a opção correta.
a) No âmbito da atuação do psicólogo nas políticas públicas, é fundamental o empreendimento de análises uniformizadoras das condutas dos usuários na tentativa de evitar campos conflituosos e divergentes de práticas psicológicas.
Errado. As políticas públicas valorizam cada indivíduo como único, e o psicólogo deve basear sua atuação no projeto terapêutico singular.
b) A atuação da equipe de saúde deve ser pautada num processo de ajustamento a fim de que possam ser propostas as intervenções necessárias.
Errado. A equipe de saúde se pauta na busca pelo empoderamento e concretização dos direitos do usuário, não buscando ajustá-lo às intervenções pré-programadas.
c) Práticas higienistas podem produzir sujeitos despolitizados e desimplicados das suas próprias condições de sujeito e construção de sua história.
Certo! As práticas higienistas ainda consideram o saber médico como superior aos outros envolvidos na saúde, e pretendem sanear e regular o espaço social, desconsiderando o sujeito e sua comunidade.
d) Na esfera da política pública, deve-se preconizar a lógica vertical do paradigma da multidisciplinaridade.
Errado. Nas políticas públicas, a lógica horizontal é que deve ser buscada.
e) Na esfera das políticas públicas, defende-se a centralização da consulta médica e condutas psicoterápicas individuais como intervenção na regulação de comportamentos inadequados.
Errado. Pelo contrário, são valorizados os atendimentos multidisciplinares e deve haver um foco em atendimentos grupais. No âmbito da proteção social, o psicólogo não realiza consultas psicoterapêuticas.
Nosso gabarito é Letra C.
445) Considerando o que defende o psicólogo social Solomon Asch em seu experimento sobre conformidade social, é correto afirmar que
- A) a vida é uma representação dramática, onde, há o “palco” em que atuam nossas personas públicas e os “bastidores”, onde se desenrola nossa vida privada.
- B) a familiaridade produz uma mudança de atitude em relação ao estímulo ou até mesmo o conformismo.
- C) o grupo exerce efeitos sociais profundos em seus membros e um certo grau de conformidade colabora para funções sociais importantes. As pessoas sentem-se obrigadas a adequar-se para pertencer ao grupo.
- D) é impossível pensar em algo sem que haja um sentimento a ele atrelado, por exemplo, não vemos apenas uma “casa”, vemos uma “casa bonita ou feia”.
A alternativa correta é letra C) o grupo exerce efeitos sociais profundos em seus membros e um certo grau de conformidade colabora para funções sociais importantes. As pessoas sentem-se obrigadas a adequar-se para pertencer ao grupo.
Considerando o que defende o psicólogo social Solomon Asch em seu experimento sobre conformidade social, é correto afirmar que
a) a vida é uma representação dramática, onde, há o “palco” em que atuam nossas personas públicas e os “bastidores”, onde se desenrola nossa vida privada.
A questão está baseada no livro "O livro da Psicologia".
Essa alternativa traz ideias presentes no livro no capítulo de Goffman, e não de Asch.
Assertiva Falsa.
b) a familiaridade produz uma mudança de atitude em relação ao estímulo ou até mesmo o conformismo.
Os experimentos sobre a familiaridade foram realizados por Zajonc
Assertiva Falsa.
c) o grupo exerce efeitos sociais profundos em seus membros e um certo grau de conformidade colabora para funções sociais importantes. As pessoas sentem-se obrigadas a adequar-se para pertencer ao grupo.
Essa é a alternativa que está de acordo com as ideias de Asch.
Veja um trecho do livro supracitado:
"O grupo exerce efeitos sociais profundos em seus membros. Um certo grau de conformidade colabora para funções sociais importantes. - As pessoas sentem-se obrigadas a se adequar para pertencer ao grupo. - São capazes de fingir ou até convencer a si mesmas que concordam com a maioria. - A tendência à conformidade pode ser mais forte do que os valores ou percepções básicos das pessoas."
Assertiva Correta.
d) é impossível pensar em algo sem que haja um sentimento a ele atrelado, por exemplo, não vemos apenas uma “casa”, vemos uma “casa bonita ou feia”.
Essa frase também não foi de Asch.
Assertiva Falsa.
Portanto, encontramos a resposta na Letra C.
446) Martin-Baró diz que a análise “das condições de vida, da estrutura social e da ideologia se encontram imbricadas num determinado regime político, compreendido como algo mais do que um sistema de governo ou conjunto de leis e disposições desses eixos temáticos, que se desdobram nos principais conceitos da sua teoria. As pessoas incorporam psiquicamente a ideologia social, em forma de atitudes, nas quais três instituições funcionam como catalisadoras: a família, a escola e a moral. A família produz dependência, a escola, passividade, e a moral, hipocrisia, sendo que estes elementos são mediadores nos quais se derivam os regimes políticos”.
(Martín-Baró, I. – El papel del psicólogo en el contexto
centro-americano. Boletín de Psicología, 1985, 17,
pp 99-112)
Segundo Martin-Baró, a prática psicológica e processo de libertação levam
- A) a um estudo sistemático de articulação entre a análise da realidade e mudança social.
- B) a um estudo que tem como objetivo principal definir a alienação social e pessoal.
- C) à potencialização das virtudes populares, excluindo a ideologia do sentido comum e a experiência cotidiana.
- D) à aceitação e superação do fatalismo existencial, estudando as relações de poder e o compromisso com a transformação social que libertam os oprimidos das condições que os oprimem.
A alternativa correta é letra C) à potencialização das virtudes populares, excluindo a ideologia do sentido comum e a experiência cotidiana.
Segundo Martin-Baró, a prática psicológica e processo de libertação levam
Essa questão pode ser respondida com base no seguinte trecho do artigo "Inovação em saúde mental: subsídios à construção de práticas inovadoras e modelos avaliativos multidimensionais" de Bosi et al.:
"Tal condição leva a um sentimento de fatalismo cuja superação, consoante Martín-Baró (1998, 2009) depende de três tarefas urgentes, as quais ampliamos aqui para o campo da saúde mental: a recuperação da memória histórica; a desideologização do senso comum e da experiência cotidiana; e a potencialização das virtudes populares.
Para realizar a primeira, é necessário encontrar as raízes da própria identidade, vislumbrando o futuro como vir a ser. É na busca de elementos do passado, da história da comunidade que as pessoas podem superar um presente psicológico de uma realidade dada como natural e a-histórica. Estes elementos são úteis como facilitadores de processos de luta e conscientização. Em Freire (1983), a conscientização é um processo em que as pessoas se encontram para desvelar a realidade, assumindo o ato ação-reflexão através de relações dialógicas. Nesse encontro, não se recuperam apenas as próprias identidades, mas o orgulho de pertencimento e valorização das tradições e cultura.
Na segunda tarefa, segundo Martín-Baró (1998), busca-se desideologizar a experiência cotidiana, contribuindo para resgatar a experiência original dos grupos e das pessoas, permitindo formalizar a experiência de sua própria realidade. Processo realizado mediante a participação no cotidiano da vida dos setores populares.
Entendemos a participação em estreita relação com o sentido de competência pessoal e vontade de atuar no espaço público, sendo fundamental no processo de desenvolvimento da saúde mental. Enquanto favorecedora de relações de cuidado consigo, com o outro e com seu entorno, estimula a autonomia das pessoas e grupos na busca da transformação de si mesmo e da sua realidade. O ato de participar, tal como aqui concebido, implica, portanto, a transformação na maneira do sujeito refletir sobre a sua realidade, reconhecendo-se capaz de apropriar-se desta e recriá-la (FREIRE, 1979, 1983; GÓIS, 2005; VIEIRA, 2008). A participação pressupõe relação dialógica mediante o respeito à cultura do outro e valorização do conhecimento próprio de cada pessoa. Rossi (2005) enfatiza a grupalidade, indo ao encontro do que aqui concebemos como participação, e acrescenta outro elemento: a criatividade. Nesta, há o predomínio de atividades simbólicas e de interação social, passíveis de superar a relação de alienação, facilitando a realização das próprias potencialidades.
Com base nisso, encontramos as ideias de Martín-Baró na Letra C.
a) a um estudo sistemático de articulação entre a análise da realidade e mudança social.
b) a um estudo que tem como objetivo principal definir a alienação social e pessoal.
c) à potencialização das virtudes populares, excluindo a ideologia do sentido comum e a experiência cotidiana.
d) à aceitação e superação do fatalismo existencial, estudando as relações de poder e o compromisso com a transformação social que libertam os oprimidos das condições que os oprimem.
447) Atente ao seguinte enunciado: “Esse psicólogo foi responsável pelos estudos de valores éticos em Psicologia Social, sendo até hoje referência nesse campo de estudo por ter desenvolvido a teoria da dissonância cognitiva explorando o desconforto da contradição, dos conflitos e estados de consistência interna do indivíduo”.
O enunciado acima se refere a
- A) Leon Festinger (1919-1979).
- B) William Mc Dougall (1871-1938).
- C) Wilhelm Wundt (1832-1920).
- D) Kurt Lewin (1890-1947).
A alternativa correta é letra A) Leon Festinger (1919-1979).
Atente ao seguinte enunciado: “Esse psicólogo foi responsável pelos estudos de valores éticos em Psicologia Social, sendo até hoje referência nesse campo de estudo por ter desenvolvido a teoria da dissonância cognitiva explorando o desconforto da contradição, dos conflitos e estados de consistência interna do indivíduo”.
Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do documento "Transações Imobiliárias – Ética e Cenários da Profissão" do Governo do Ceará:
"O grupo como objeto de estudos ganhou densidade na psicologia social durante a segunda guerra mundial, com Kurt Lewin (1890-1947), considerado por muitos autores como fundador da psicologia social. Contemporâneo dos fundadores da psicologia da gestalt e integrante dessa teoria esse autor radicou-se nos Estados Unidos a partir de 1933 onde chefiou no MIT Massachusetts Instituto de Tecnologia o Centro de Pesquisa de Dinâmica de Grupo junto com uma série de autores que desenvolveram a escola americana de psicologia social a exemplo de D. Cartwright que assumiu a direção do instituto após a sua morte e Leon Festinger (1919-1979) que desenvolveu a teoria da dissonância cognitiva explorando o desconforto da contradição dos conflitos e estado de consistência interna ainda hoje referência para os estudos de valores éticos em psicologia social."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
O enunciado acima se refere a
a) Leon Festinger (1919-1979).
b) William Mc Dougall (1871-1938).
c) Wilhelm Wundt (1832-1920).
d) Kurt Lewin (1890-1947).
448) Segundo Fernando González Rey, a psicologia que tem como tarefa essencial a possibilidade de modelar sistemas de produção de sentidos subjetivos que escapam às evidências e que expressam a maneira como uma sociedade afeta as pessoas que a integram, assim como os diferentes espaços particulares de subjetividade social, é denominada de psicologia
- A) comunitária.
- B) social comunitária.
- C) social antropológica.
- D) social.
A alternativa correta é letra D) social.
Segundo Fernando González Rey, a psicologia que tem como tarefa essencial a possibilidade de modelar sistemas de produção de sentidos subjetivos que escapam às evidências e que expressam a maneira como uma sociedade afeta as pessoas que a integram, assim como os diferentes espaços particulares de subjetividade social, é denominada de psicologia
Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do texto "Do ser-menina ao ser-mulher: experiências e sentidos do “adolescer” em contexto de acolhimento institucional feminino" de Oliveira:
"É por isso que González Rey (2004) considera tarefa essencial da psicologia social a possibilidade de modelar sistemas de produção de sentidos subjetivos que escapam às evidências e possibilitam a revelação de um espaço social que não é independente e expressa elementos subjetivos do funcionamento da sociedade que o constitui. O estudo das instituições, comunidades e formas de comportamento representam um espaço até então desprezado em nome da hegemonia de uma visão fragmentada do objeto."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra D.
a) comunitária.
b) social comunitária.
c) social antropológica.
d) social.
449) Uma unidade social é considerada um grupo quando reúne os atributos:
- A) relacionamento social entre os integrantes, realização elevada, afetividade e atributos sociais semelhantes.
- B) relacionamento primário entre os integrantes, expectativas normativas não explícitas, características de status e elevado desempenho.
- C) filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados pelos integrantes e normas mantidas pelo grupo.
- D) integração social, expectativas normativas não explícitas, afetividade e comunicação circular.
- E) relacionamento primário entre os integrantes, realização elevada, comunicação circular e processos de trabalho bem definidos pelo grupo.
A alternativa correta é letra C) filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados pelos integrantes e normas mantidas pelo grupo.
Gabarito Letra C
Uma unidade social é considerada um grupo quando reúne os atributos:
a) relacionamento social entre os integrantes, realização elevada, afetividade e atributos sociais semelhantes.
b) relacionamento primário entre os integrantes, expectativas normativas não explícitas, características de status e elevado desempenho.
c) filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados pelos integrantes e normas mantidas pelo grupo.
d) integração social, expectativas normativas não explícitas, afetividade e comunicação circular.
e) relacionamento primário entre os integrantes, realização elevada, comunicação circular e processos de trabalho bem definidos pelo grupo.
A definição pedida pela questão é apresentada por Michener, DeLamater e Myers, no livro Psicologia Social. Vejamos essa definição, a partir do texto de Côrtes (2016):
“O que é grupo? Temos uma ideia geral do que significa um grupo, mas em psicologia social, para que o grupo seja reconhecido, é preciso que duas ou mais pessoas montem uma unidade social que contenha alguns atributos.
Um deles é a “filiação”, que é a ideia de que as pessoas que compõem essa unidade se sentem partes integrantes desse grupo. Não só as pessoas se sentem integrantes, mas também são reconhecidas assim pelos demais membros do grupo (MICHENER, DeLAMATER, MYERS, 2005, p. 394).
Outro atributo de um grupo é a “interação entre os integrantes”, ou seja, os membros precisam comunicar-se e influenciar um aos outros, fazendo com que haja movimentação e relação dentro do grupo.
Além disso, é preciso que os membros possuam “objetivos compartilhados”. Os membros precisam compartilhar não só os objetivos, mas a própria realização destes deve ser interdependente, e o sucesso de um integrante, em geral, leva ao sucesso dos demais no alcance dos objetivos (MICHENER, DeLAMATER, MYERS, 2005, p. 394).
Por fim, é preciso que haja “normas mantidas pelo grupo”. Os grupos não só compartilham objetivos, mas também compartilham normas sobre como viver, limites ao comportamento de todos e precisam fornecer modelos de ação (MICHENER, DeLAMATER, MYERS, 2005, p. 394).”
Uma unidade social é considerada um grupo, portanto, quando tem normas mantidas, objetivos compartilhados, interação entre os integrantes e filiação.
Gabarito Letra C.
Referência
CORTÊS, Pâmela de Rezende. Porque nos unimos a grupos ideológicos? Explicações evolucionistas para discordâncias políticas. Belo Horizonte: Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito para a finalização do mestrado, 2016.
450) Na atualidade, considerando as mudanças históricas ocorridas no âmbito das relações familiares, especialmente aquelas entre homens e mulheres, é CORRETO caracterizar o arranjo nuclear como
- A) hierarquizado.
- B) igualitário.
- C) flexível.
- D) matriarcal.
- E) consanguíneo.
A alternativa correta é letra B) igualitário.
Explicação:
As relações familiares têm passado por significativas transformações ao longo do tempo, especialmente no que diz respeito às dinâmicas de gênero entre homens e mulheres. O modelo tradicional de família nuclear, que era caracterizado por uma estrutura hierárquica com papéis de gênero bem definidos, tem evoluído para um arranjo mais igualitário. Isso significa que, na contemporaneidade, há uma tendência para que homens e mulheres compartilhem responsabilidades e poderes de forma mais equilibrada dentro do núcleo familiar. Essa mudança reflete os avanços sociais e a busca por igualdade de gênero, resultando em uma distribuição mais justa das tarefas domésticas, da educação dos filhos e das decisões familiares.