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Questões Sobre Revolução Francesa - História - 2º ano do ensino médio

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21) (FGV) – “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:

Qual foi o período da Revolução Francesa em que Robespierre proferiu esse discurso?

  • A) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional.
  • B) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
  • C) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
  • D) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês
  • E) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.
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A alternativa correta é a letra E.

O período em que Robespierre proferiu esse discurso foi conhecido como a Fase do Terror da Revolução Francesa, que durou de 1793 a 1794. Nessa fase, o Comitê de Salvação Pública, liderado por Robespierre, assumiu o poder e implantou uma série de medidas radicais para defender a revolução dos seus inimigos internos e externos. Entre essas medidas, estavam a guilhotina de milhares de pessoas consideradas traidoras, a instituição do culto ao Ser Supremo, a reforma do calendário e a criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

As outras alternativas se referem a outros períodos da Revolução Francesa:

  • A alternativa A se refere à Fase Constitucional, que durou de 1789 a 1791, quando a Assembleia Nacional Constituinte elaborou uma constituição que estabelecia uma monarquia constitucional na França.
  • A alternativa B se refere à Fase do Diretório, que durou de 1795 a 1799, quando um grupo de cinco diretores governou a França com o apoio de uma câmara legislativa eleita por sufrágio censitário.
  • A alternativa C se refere à Reação Termidoriana, que foi o movimento que derrubou Robespierre e o Comitê de Salvação Pública em 1794, abrindo caminho para a ascensão do Diretório.
  • A alternativa D se refere à Convocação dos Estados Gerais, que foi o evento que marcou o início da Revolução Francesa em 1789, quando o rei Luís XVI convocou uma assembleia de representantes dos três estados da sociedade francesa (clero, nobreza e terceiro estado) para discutir a crise financeira do país.
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22) (Fuvest) – Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas

Qual foi o aspecto comum entre as duas revoluções?

  • A) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo
  • B) geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
  • C) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado
  • D) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
  • E) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
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A alternativa correta é a letra E.

As duas revoluções foram marcos políticos e ideológicos porque representaram rupturas históricas com as ordens sociais e econômicas vigentes e propuseram novos modelos de organização da sociedade. A Revolução Francesa de 1789 foi inspirada pelos ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade e contestou o absolutismo monárquico e os privilégios da nobreza e do clero. A Revolução Russa de 1917 foi inspirada pelos ideais marxistas de socialismo e comunismo e contestou o czarismo e o capitalismo. Ambas as revoluções influenciaram outros movimentos revolucionários ao longo da história. A Revolução Francesa inspirou as revoluções liberais e nacionais do século XIX e as revoluções democráticas do século XX. A Revolução Russa inspirou os movimentos socialistas e comunistas que se espalharam pelo mundo, especialmente na Ásia, na África e na América Latina.

As outras alternativas são incorretas porque:

  • A alternativa A é incorreta porque as duas revoluções não fracassaram, mas sim tiveram desdobramentos históricos diferentes. A França não voltou ao feudalismo depois de Napoleão, mas sim à monarquia constitucional, que foi novamente contestada pelas revoluções de 1830 e 1848. A União Soviética não voltou ao capitalismo depois de Gorbatchev, mas sim se desintegrou em várias repúblicas independentes, algumas das quais adotaram o capitalismo e outras mantiveram o socialismo.
  • A alternativa B é incorreta porque as duas revoluções não geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, mas sim tiveram contradições internas e externas. A burguesia francesa e a russa não eram contrárias a todo tipo de governo autoritário, mas sim a favor de um governo que atendesse aos seus interesses econômicos e políticos. A burguesia francesa apoiou a monarquia constitucional e depois o governo de Napoleão, que foi autoritário e expansionista. A burguesia russa apoiou a revolução de fevereiro de 1917, que derrubou o czar e estabeleceu um governo provisório, mas foi derrubada pela revolução de outubro de 1917, que implantou o socialismo.
  • A alternativa C é incorreta porque as duas revoluções não puseram em prática os ideais que as inspiraram, mas sim enfrentaram dificuldades e limitações para realizá-los. A Revolução Francesa não conseguiu garantir a liberdade e a igualdade para todos os cidadãos, pois excluiu as mulheres, os escravos e os pobres de muitos direitos políticos e sociais. A Revolução Russa não conseguiu abolir as classes e o Estado, pois manteve uma estrutura de poder centralizada e burocrática, que reprimiu as divergências e as oposições.
  • A alternativa D é incorreta porque as duas revoluções não efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia, mas sim promoveram transformações econômicas e sociais parciais e contraditórias. A Revolução Francesa não superou o capitalismo na França, mas sim fortaleceu a burguesia como classe dominante e ampliou o mercado interno e externo. A Revolução Russa não superou o feudalismo na Rússia, mas sim implantou uma economia planificada e estatizada, que conviveu com formas de produção atrasadas e ineficientes.

23) (Fuvest) – Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), há um elemento comum a todas. Trata-se da

  • A) presença imperialista
  • B) ideologia socialista
  • C) ideologia liberal
  • D) participação do operariado
  • E) participação do campesinato
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A alternativa correta é a letra E.

As quatro revoluções citadas na questão tiveram a participação do campesinato, que era a classe social mais numerosa e explorada nos respectivos países. Os camponeses lutaram por melhores condições de vida, pela reforma agrária e pela libertação do jugo dos senhores feudais ou dos latifundiários.

As demais alternativas contêm erros ou imprecisões, como:

  • A presença imperialista foi um fator que influenciou as revoluções mexicana, russa e chinesa, mas não a francesa, que ocorreu antes da expansão colonial europeia.
  • A ideologia socialista foi adotada pelas revoluções russa e chinesa, mas não pela francesa e pela mexicana, que tiveram um caráter nacionalista e democrático.
  • A ideologia liberal foi defendida pela revolução francesa, que inspirou os movimentos de independência na América Latina, mas não pelas revoluções russa e chinesa, que buscavam uma ruptura com o capitalismo.
  • A participação do operariado foi importante nas revoluções francesa e russa, mas não nas revoluções mexicana e chinesa, que ocorreram em países predominantemente agrários.
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24) (Udesc 2017) “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Estas três palavras, somadas à bandeira azul, branca e vermelha, tornaram-se símbolos das ideias defendidas e das reivindicações no movimento chamado Revolução Francesa. Com relação à Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.

  • A) Das revoluções de esquerda ocorridas no século XIX, a Revolução Francesa é das mais significativas, justamente por ser a primeira a contar exclusivamente com a participação de classes populares
  • Seu modelo foi reimplementado posteriormente apenas em 1917, durante a Revolução Russa
  • B) Apesar de sua relevância histórica, a Revolução Francesa não influenciou qualquer movimento revolucionário ou reivindicatório fora do território europeu
  • C) A relevância da Revolução Francesa pode ser compreendida por ter sido, entre outras coisas, o primeiro movimento político que instaurou popularmente o governo de uma mulher
  • Esta foi personificada como “Marianne” e foi representada por Delacroix no famoso quadro Liberdade guiando o povo
  • D) A Revolução Francesa teve reverberações não apenas na Europa, mas também na América
  • Uma das principais foi, certamente, a influência que exerceu sobre a Independência dos EUA
  • E) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada em 1789, ainda que ressaltasse a liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei, era excludente em relação às mulheres
  • Tal fato auxilia compreender a composição da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, escrita por Olympe de Gouges, em 1791
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A alternativa correta é a letra e)

A Revolução Francesa foi um movimento que envolveu diferentes grupos sociais, como a burguesia, o clero, a nobreza e o povo, que tinham interesses e demandas distintas. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, inspirada nos princípios iluministas, foi um dos documentos mais importantes produzidos pela Assembleia Nacional Constituinte, que representava os interesses da burguesia. No entanto, essa declaração não contemplava os direitos das mulheres, que também participaram ativamente da revolução, como na Marcha sobre Versalhes, em 1789.

Olympe de Gouges foi uma escritora e ativista francesa que defendia os direitos das mulheres e dos escravos. Em 1791, ela publicou a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, que reivindicava a igualdade entre os sexos e o reconhecimento das mulheres como sujeitos políticos. Ela também criticava a hipocrisia dos revolucionários que pregavam a liberdade, mas excluíam as mulheres e os escravos. Por suas ideias, ela foi considerada uma inimiga da revolução e guilhotinada em 1793.

As outras alternativas são incorretas pelas seguintes razões:

  • A alternativa a) é falsa porque a Revolução Francesa não foi uma revolução de esquerda, nem contou exclusivamente com a participação de classes populares. Além disso, seu modelo não foi reimplantado na Revolução Russa, que teve características e objetivos diferentes.
  • A alternativa b) é falsa porque a Revolução Francesa influenciou vários movimentos revolucionários e reivindicatórios fora do território europeu, como as independências das colônias americanas e as revoltas contra o domínio napoleônico.
  • A alternativa c) é falsa porque a Revolução Francesa não foi o primeiro movimento político que instaurou popularmente o governo de uma mulher. A figura de Marianne, que simboliza a República Francesa, foi criada posteriormente, no século XIX, e não representa uma governante real, mas uma alegoria da nação. O quadro de Delacroix, Liberdade guiando o povo, foi pintado em 1830, para comemorar a Revolução de Julho, que derrubou o rei Carlos X.
  • A alternativa d) é falsa porque a Revolução Francesa não exerceu influência sobre a Independência dos EUA, mas o contrário. A Independência dos EUA ocorreu em 1776, treze anos antes da Revolução Francesa, e foi inspirada pelos ideais iluministas de liberdade e democracia. A França apoiou os colonos americanos contra a Inglaterra, mas isso não significa que a Revolução Francesa tenha sido uma consequência da Independência dos EUA.

25) (Famema 2017) Nosso atual modelo de Estado é fruto da Revolução Francesa, que, fascinada pela democracia grega, considerava que os atenienses criaram o princípio do Estado legal – um governo fundado em leis discutidas, planejadas, emendadas e obedecidas por cidadãos livres – e a ideia de que o Estado representa uma comunidade de cidadãos livres. Ao afirmarem que o governo era algo que as pessoas criavam para satisfazer as necessidades humanas, os atenienses consideravam seus governantes homens que haviam demonstrado capacidade para dirigir o Estado, e não deuses ou sacerdotes.

Flavio de Campos e Renan G. Miranda. A escrita da História, 2005.

De acordo com o excerto e seus conhecimentos, é correto afirmar que

  • A) a concepção moderna de democracia deriva da Revolução Francesa e da Atenas antiga, embora nesta a cidadania estivesse limitada à minoria da população
  • B) a democracia ateniense, por fundamentar-se na comunidade de homens livres, não era compatível com a existência de trabalho escravo
  • C) a Revolução Francesa ampliou o conceito de democracia grega, ao tornar cidadãos todos os habitantes da comunidade, inclusive as mulheres e os estrangeiros
  • D) os gregos desenvolveram a noção de lei como uma emanação dos deuses, à qual os homens deveriam obedecer após discussão em assembleia
  • E) os atenienses vinculavam a política à religião e, por isso, seu Estado nacional dependia da razão divina e limitava a expressão política dos cidadãos
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A alternativa correta é a letra a)

A democracia é uma forma de governo em que o poder é exercido pelo povo, por meio de representantes eleitos ou diretamente. A concepção moderna de democracia tem origem na Revolução Francesa, que proclamou os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, e na democracia grega, que foi a primeira experiência histórica de participação política dos cidadãos. No entanto, na Atenas antiga, a cidadania estava restrita aos homens livres, nascidos na cidade, maiores de idade e filhos de pais atenienses. As mulheres, os estrangeiros, os escravos e os metecos (não nascidos em Atenas) não tinham direitos políticos.

As outras alternativas são incorretas pelas seguintes razões:

  • A alternativa b) é falsa porque a democracia ateniense era baseada na exploração do trabalho escravo, que sustentava a economia e liberava os cidadãos para se dedicarem à política, à filosofia e às artes. Os escravos eram considerados propriedades dos seus donos e não tinham direitos civis nem políticos.
  • A alternativa c) é falsa porque a Revolução Francesa não ampliou o conceito de democracia grega, mas sim o de cidadania. A democracia grega era direta, ou seja, os cidadãos participavam pessoalmente das decisões políticas em assembleias. A Revolução Francesa instituiu a democracia representativa, ou seja, os cidadãos elegem representantes para atuar em seu nome. Além disso, a Revolução Francesa não tornou cidadãos todos os habitantes da comunidade, pois as mulheres e os escravos continuaram excluídos dos direitos políticos.
  • A alternativa d) é falsa porque os gregos não desenvolveram a noção de lei como uma emanação dos deuses, mas sim como uma criação humana, racional e mutável. Os gregos valorizavam a razão e a argumentação, e por isso discutiam as leis em assembleias, onde os cidadãos podiam expressar suas opiniões e votar nas propostas.
  • A alternativa e) é falsa porque os atenienses não vinculavam a política à religião, mas sim à cidadania. A política era vista como uma atividade humana, laica e secular, que visava ao bem comum da comunidade. O Estado ateniense não dependia da razão divina, mas sim da vontade dos cidadãos, que tinham ampla liberdade de expressão política.
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26) (Pucrs 2016) “A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’(…).” (FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17). A partir do texto de Furet e dos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar:

  • A) A Santa Aliança foi uma reação repressiva aos movimentos liberais, buscando a restauração do Antigo Regime através de um pacto militar
  • B) A homogeneidade social da burguesia conferia uma convergência de interesses comuns bem definidos aos rumos do processo revolucionário
  • C) A Revolução Francesa alçou a burguesia ao poder político, ao derrubar a Monarquia Absolutista, mas, do ponto de vista econômico, manteve privilégios feudais
  • D) A Revolução Francesa é um movimento que denota a maturidade burguesa ao remover os últimos entraves ao capitalismo, ao liberalismo e à democracia
  • E) Os valores da Revolução Francesa, como igualdade, liberdade, fraternidade, justiça e democracia, não foram questionados nas disputas internas do movimento revolucionário
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A alternativa correta é a letra d)

A Revolução Francesa foi um movimento que marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, ao romper com o Antigo Regime, caracterizado pelo absolutismo monárquico, pelos privilégios da nobreza e do clero, e pela sociedade estamental. A Revolução Francesa expressou os interesses da burguesia, que buscava ampliar seu poder político e econômico, e se inspirou nos ideais iluministas de racionalidade, liberdade e progresso. A Revolução Francesa eliminou os obstáculos ao desenvolvimento do capitalismo, ao abolir os direitos feudais, ao promover a livre concorrência, ao defender o liberalismo político e econômico, e ao instituir a democracia representativa, baseada na soberania popular e na divisão de poderes.

As outras alternativas são incorretas pelas seguintes razões:

  • A alternativa a) é falsa porque a Santa Aliança não buscava a restauração do Antigo Regime, mas sim a manutenção do equilíbrio de poder na Europa, após a derrota de Napoleão Bonaparte. A Santa Aliança foi uma aliança militar formada pela Rússia, Áustria e Prússia, em 1815, que se propunha a defender os princípios de legitimidade monárquica, de intervenção nos países onde houvesse movimentos liberais ou nacionalistas, e de conservação da ordem estabelecida pelo Congresso de Viena.
  • A alternativa b) é falsa porque a burguesia não era uma classe social homogênea, mas sim composta por diferentes frações, que tinham interesses e projetos políticos divergentes. A burguesia incluía desde os grandes comerciantes, banqueiros e industriais, até os pequenos comerciantes, artesãos e profissionais liberais. Essas frações burguesas se aliaram ou se confrontaram com outros grupos sociais, como a nobreza, o clero, o campesinato e o proletariado, ao longo do processo revolucionário, que teve diferentes fases e regimes políticos.
  • A alternativa c) é falsa porque a Revolução Francesa não manteve privilégios feudais, mas sim os aboliu, ao promulgar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789, que estabelecia a igualdade jurídica de todos os cidadãos, e ao aprovar o Decreto da Abolição dos Direitos Feudais, em 1793, que extinguia as obrigações e as taxas que os camponeses deviam aos senhores feudais.
  • A alternativa e) é falsa porque os valores da Revolução Francesa, como igualdade, liberdade, fraternidade, justiça e democracia, foram questionados e reinterpretados nas disputas internas do movimento revolucionário, que envolveram diferentes grupos e correntes políticas, como os girondinos, os jacobinos, os sans-culottes, os termidorianos, os realistas, os bonapartistas, entre outros. Cada um desses grupos defendia uma visão diferente sobre o significado e a aplicação desses valores, que variavam desde o liberalismo moderado até o radicalismo popular.

27) (Pucpr 2016) A Revolução Francesa foi um dos momentos mais importantes no processo de formação do mundo contemporâneo. Foi um movimento violento que sepultou o absolutismo na cena política e o mercantilismo na economia, tendo um papel de grande destaque a burguesia, interessada em instituir um regime que atendesse aos seus interesses. Durante a revolução tomou forma um corpo legislativo denominado Assembleia Nacional, que tomou parte central na consolidação das reformas objetivadas pela revolução.

Dentre as principais reformas realizadas na fase moderada da Revolução Francesa (1789-1791), pela Assembleia Nacional, podemos citar CORRETAMENTE:

  • A) Abolição dos privilégios especiais do clero e da nobreza; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; subordinação da Igreja ao Estado; elaboração de uma constituição para a França; reformas administrativas e judiciárias; e ajuda à economia francesa
  • B) Declaração Universal dos Direitos Humanos; elaboração do Edito de Nantes, que dava liberdade religiosa para os não católicos; criação do Banco da França; legalização da anexação dos territórios da margem esquerda do Reno; elaboração do Código Civil Francês
  • C) Criação do Código Civil Francês; criação do Banco da França; elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; elaboração das primeiras leis trabalhistas que proibiam o trabalho infantil; concessão do direito ao voto às mulheres
  • D) Direito de voto para todos os homens, independente da renda; favorecimento de legislação que incentivava o capitalismo comercial; reforma do sistema educacional com a criação dos liceus clássicos e de ofícios; maior autonomia para as províncias históricas da França; criação de uma estrutura descentralizada de governo na França
  • E) Regulamentação das leis trabalhistas na França; extensão do direito de voto para todos os homens e mulheres maiores de 18 anos; reconhecimento do direito de minorias; criação do Código Civil; a França se tornou uma confederação descentralizada, dividida em cantões com alto grau de autonomia política; elaboração da Constituição Civil do Clero
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A alternativa correta é a letra A.

As reformas citadas na alternativa A foram realizadas pela Assembleia Nacional Constituinte, que foi formada pelos representantes do Terceiro Estado após a convocação dos Estados Gerais pelo rei Luís XVI em 1789. Essas reformas tinham o objetivo de acabar com o Antigo Regime e estabelecer os princípios do liberalismo político e econômico na França.

As demais alternativas contêm erros ou anacronismos, como:

  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela ONU em 1948, não pela Revolução Francesa.
  • O Edito de Nantes foi promulgado por Henrique IV em 1598, concedendo tolerância religiosa aos protestantes na França. Foi revogado por Luís XIV em 1685.
  • O Código Civil Francês foi elaborado por Napoleão Bonaparte em 1804, após o fim da fase revolucionária.
  • As leis trabalhistas e o direito de voto às mulheres foram conquistas do século XX, não do século XVIII.
  • A França nunca se tornou uma confederação descentralizada, mas sim uma república centralizada.
  • A Constituição Civil do Clero foi uma reforma realizada pela Assembleia Nacional, mas não está relacionada com a descentralização política.
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28) Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo. FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos.

São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

  • A) modernização da educação escolar
  • B) atualização da disciplina moral cristã
  • C) divulgação de costumes aristocráticos
  • D) socialização do conhecimento científico
  • E) universalização do princípio da igualdade civil
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A alternativa correta é a letra D.

O iluminismo foi um movimento intelectual que se desenvolveu na Europa do século XVIII, caracterizado pela valorização da razão, da ciência e do progresso. Os iluministas defendiam a liberdade de pensamento, a tolerância religiosa, a separação entre Igreja e Estado, a soberania popular e os direitos naturais do homem. Eles também criticavam o absolutismo monárquico, o mercantilismo, a censura e a superstição.

Uma das formas de difusão das ideias iluministas foi a Enciclopédia, uma obra coletiva coordenada por Diderot e D’Alembert, que reuniu artigos de vários pensadores sobre diversos temas, como filosofia, política, economia, história, arte, religião, ciência, etc. A Enciclopédia foi considerada um símbolo do iluminismo, pois representava o esforço de sistematizar e divulgar o conhecimento humano de forma racional e crítica.

Assim, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a socialização do conhecimento científico, pois o iluminismo buscava ampliar e compartilhar o saber racional e empírico, contrapondo-se à ignorância e ao obscurantismo.

29) A Revolução é feita de sombra, mas, acima de tudo, de luz. Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2007.

Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2007.

A frase apresenta a Revolução Francesa, destacando

  • A) a aliança de setores católicos, associados à luz da revelação divina, com a ação revolucionária, que representava as trevas da morte
  • B) o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos
  • C) a vitória do projeto aristocrático, que representava a luz, sobre as lutas burguesas, que representavam as sombras
  • D) o contraponto entre o esforço obscuro de impor o terror e a vontade iluminista de restaurar a monarquia parlamentar
  • E) a derrota do ideal republicano, que associava a revolução às trevas, e o sucesso da monarquia absoluta, liderada pelo Rei Sol
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A alternativa correta é a letra B.

A Revolução Francesa foi um processo histórico que ocorreu entre 1789 e 1799, marcado por profundas transformações políticas, sociais e econômicas na França e na Europa. A Revolução Francesa teve como principais causas a crise do Antigo Regime, caracterizado pelo absolutismo monárquico, pelos privilégios da nobreza e do clero, pela exploração da burguesia e pelo sofrimento do povo. A Revolução Francesa também foi influenciada pelas ideias iluministas, que defendiam a razão, a liberdade, a igualdade e a fraternidade como valores universais.

A frase apresenta a Revolução Francesa, destacando o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos. A Revolução Francesa teve momentos de grande violência, como a Queda da Bastilha, a Fuga de Varennes, a Tomada das Tulherias, a Convenção Nacional, o Terror e o Golpe do 18 de Brumário. Esses momentos foram marcados por conflitos, execuções, massacres, guerras e golpes de Estado. Por outro lado, a Revolução Francesa também teve momentos de grande luminosidade, como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a Constituição Civil do Clero, a Constituição de 1791, a República, a Abolição da Escravidão e o Código Civil. Esses momentos foram marcados por conquistas, reformas, leis e princípios que expressavam os ideais iluministas de racionalidade, liberdade, igualdade e fraternidade.

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30) (Ufjf-pism 2 2017) Em julho de 1789, houve a explosão de movimentos populares em Paris. Artesãos, operários e desempregados se envolveram fortemente com o processo revolucionário, que ocasionou a tomada da Bastilha, momento simbólico da Revolução Francesa. Os grupos populares que protagonizaram a revolução passaram a ser conhecidos como sans-culottes.

Em relação aos sans-culottes, assinale a resposta que CORRESPONDA às suas reivindicações e atitudes.

  • A) Desejavam tomar o poder do rei de forma moderada, mediante as decisões do Primeiro Estado
  • B) Defendiam o aprofundamento das reformas políticas e a tomada de poder por parte da aristocracia
  • C) Tinham um projeto político bem definido, cuja principal proposta era o alinhamento com grupos contrarrevolucionários
  • D) Exigiam melhores condições de vida e participação política dos setores sociais médios e pobres, saqueando armazéns e tomando edifícios governamentais
  • E) Defendiam que os preços fossem tabelados e o fim da exploração econômica, sem qualquer proximidade com os camponeses e suas reivindicações
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A alternativa correta é a letra D.

Os sans-culottes eram os trabalhadores urbanos que participaram ativamente da Revolução Francesa, especialmente nos momentos mais radicais, como a Queda da Bastilha, a Insurreição de 10 de Agosto e a Convenção Nacional. O termo sans-culottes significa “sem calções”, pois eles usavam calças compridas, ao contrário dos nobres que usavam calções curtos. Os sans-culottes representavam os setores sociais médios e pobres da sociedade francesa, como artesãos, operários, pequenos comerciantes e desempregados.

Os sans-culottes tinham reivindicações e atitudes que expressavam o seu descontentamento com a situação política e econômica da França. Eles exigiam melhores condições de vida e participação política, pois sofriam com a fome, a inflação, a falta de trabalho e a exclusão dos direitos de cidadania. Eles saqueavam armazéns e tomando edifícios governamentais, pressionando as autoridades revolucionárias a atenderem as suas demandas. Eles defendiam que os preços fossem tabelados, que os impostos fossem distribuídos de forma igualitária, que os bens da Igreja e da nobreza fossem confiscados e que os inimigos da revolução fossem julgados e executados. Eles também se aliavam aos camponeses, que também lutavam contra a exploração e a opressão do Antigo Regime.

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